São Paulo – A Horse desenvolveu, em parceria com o CEiiA, Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto de Portugal, uma nova tecnologia de transmissão para veículos leves. O primeiro protótipo será manufaturado na fábrica de Aveiro para equipar microcarro da classe L7e, pensado para ser usado em um novo serviço de mobilidade urbana dedicado à aceleração da neutralidade de carbono nas cidades.
O veículo, que segue projetos anteriores de micromobilidade, incluindo o Buddy em 2008 e o Toyota APM, apresentado nas Olimpíadas de Paris, em 2024, será desenvolvido e testado pelo CEiiA em uma série de pré-produção, com aprovação prevista para o primeiro semestre de 2025.
A produção em larga escala do novo componente de transmissão da Horse deverá começar no segundo semestre do ano que vem, com até 20 mil unidades sendo entregues à medida que as soluções de mobilidade urbana se expandam. Os planos incluem a integração da caixa de câmbio no design do veículo leve, com testes de desempenho até dezembro.