AutoData - Cummins mostrará novidades na Fenatran
Transporte
26/09/2017

Cummins mostrará novidades na Fenatran

Imagem ilustrativa da notícia: Cummins mostrará novidades na Fenatran
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

A Cummins terá algumas novidades na 21ª Fenatran, que acontece de 16 a 20 de outubro, no Expo São Paulo. A fabricante  mostrará o motor ISG 12.0 que pesa 860 quilos, 517 cv de potência e torque de 235 kgfm. O grande destaque do motor para o segmento dos pesados é o peso, sendo bem mais leve que os concorrentes, segundo a empresa, e já está em fase de homologação no Brasil.

 

Outro destaque da Cummins será o motor ISB 6.7 que passou por ajustes de potência, torque e rotação e entrará em produção em dezembro. A potência subiu para 310 cv e o toque para 112 kgfm, contra 290 cv e 96,8 kgfm do antigo. Esse motor é voltado para o segmento de caminhões médios.

 

Para os caminhões leves a Cummins mostrará o novo ISF 2.8 com tecnologia EGR e turbo de geometria variável. O motor ISF 3.8 com tecnologia SCR que atende o Euro V também estará no estande da empresa.

 

Na área de tecnologia, o destaque será o Over The Air, sistema que atualiza o software do motor via internet, em até dez minutos, como acontece hoje em smartphones. O motorista recebe o aviso e quando estiver parado é só acionar a atualização. Essa tecnologia já é Euro VI e deverá chegar ao Brasil em 2022.

 

Outra tecnologia interessante é o Temematics, sistema que permite monitorar as condições do motor via internet, sendo possível melhorar o intervalo de manutenção, reduzir o consumo e antecipar algumas manutenções.

 

Foto: divulgação