MAN mostra dezenove novidades

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Com dezenove novidades, o maior número de sua história, com destaque para a nova família Delivery e o recente e-Delivery, a MAN Latin America expõe quarenta veículos em seu estande da Fenatran. De acordo com o presidente Roberto Cortes o momento é positivo e a confiança do mercado está voltando aos poucos.

 

Uma das atrações é o protótipo 33.440 Tractor 6x4, que reúne o chassi e a motorização MAN com a cabine Constellation, projeto totalmente novo e concebido em parceria das engenharias brasileira e alemã. O veículo atende a uma aplicação tipicamente nacional, o segmento canavieiro, para o transporte da cana-de-açúcar do campo para a usina, e o madeireiro, para levar toras de madeira reflorestada.

 

Para as cargas sensíveis, a empresa faz o pré-lançamento do VW Constellation 25.420 com suspensão traseira pneumática full air. O veículo tem a opção de balança embarcada, sistema que realiza a leitura da carga nos eixos.


Com o Constellation 17.280 Tractor a MAN quer atender ao crescente mercado que usa cavalo mecânico 4x2 atrelado a semirreboques de dois eixos para segmentos como cargas gerais, seca e de hortifrutigranjeiros. Um dos diferenciais é o motor MAN D08, que dispensa o uso do Arla 32, único cavalo mecânico do mercado com essa característica. O freio de cabeçote EVB é outro destaque, reduzindo a necessidade de utilização dos freios de serviço.

 

A família Constellation estreia o pacote Robust, que amplia sua vocação para o trabalho pesado. À venda a partir de janeiro o pacote se soma às linhas Trend e Prime. Em razão do novo design do para-choque, curto e metálico, os modelos Constellation Robust terão maior ângulo de entrada, ampliando sua vocação para atuar em terrenos difíceis.

 

Originalmente desenvolvidos para operações militares os caminhões com tração 4x4 chegam ao mercado civil na forma do VW Constellation 15.230: com versatilidade de rodagem em qualquer tipo de terreno, diz a companhia, o modelo é equipado com motor MAN D08 de 225 cv de potência e 850 Nm de torque. Tem eixo traseiro com bloqueio no diferencial, sistema que pode ser acionado por meio de botão no painel para auxílio em terrenos de baixa aderência, além de pneus específicos para operações com tração integral.

 

Depois do 30.330 agora é a vez do Constellation 30.280 tornar-se também um 8x2 original, com Finame de fábrica. A medida atende às demandas do mercado por veículos com maior carga transportada por viagens, além do movimento de migração de caminhões rígidos nas versões 6x2 para 8x2.

 

Os modelos Constellation 24.330 e 30.330 V-Tronic estão, agora, com PBTC, Peso Bruto Total Combinado,  de 45 toneladas. Essa atualização possibilita, na versão 6x2, operação na configuração romeu e julieta, composta de chassi rígido e reboque, ideal para o segmento de sucateiros.

 

A família Compactor ganha suspensão traseira pneumática e versão 8x2 para caixa compactadora de 19 m³. O sistema de suspensão full air permite controlar a distribuição de carga nos eixos e fazer a aferição da coleta por meio da tecnologia ELC, Electronic Leveling Control, ou controle de nivelamento eletrônico. Com isso é ampliada a durabilidade do sistema de suspensão e pneus, e facilitados os controles precisos de sobrecarga ou subcarga. A tecnologia está disponível nos modelos 17.260 4x2 e 8x2 e Constellation 24.260 6x2.

 

A novidade para a construção civil é o Constellation 32.360 com transmissão automatizada V-Tronic, eixo traseiro com redução no cubo, que ainda atende ao segmento 6x4 off-road e à terraplenagem. O Constellation 24.260 Constructor Basculante ganha versão 6x2 dedicada às operações de apoio da terraplenagem e mineração, com para-choque metálico e nova calibração de motor. Trata-se de um caminhão de entrada para a operação.

 

Atendendo às demandas do campo a VW Caminhões levou à Fenatran seu Constellation 31.330 Canavieiro, com exclusiva caixa Eaton FTS com dez velocidades.  O pacote de robustez é composto por mais de vinte itens.

 

Indicado para aplicações rodoviárias de longas distâncias e que necessitem de velocidade média superior com PBTC até 74 toneladas o MAN TGX 29.480 Crossover vem com elevação na suspensão dianteira e traseira, troca da quinta roda e instalação de um kit, que engloba componentes como protetores de farol e suportes especiais de amortecedores. Também foi agregado novo sistema de iluminação para atender à legislação atual.

 

Os clientes da MAN e Volkswagen agora podem escolher dentre três pacotes de soluções para o Volksnet e MANGuard, sistemas de telemática para gerenciamento, monitoramento e rastreamento de frota. São três modalidades: Security, Telematics e Fleet para contratar de acordo com a necessidade da operação.

 

Fotos: Divulgação