AutoData - FPT Industrial tem novo motor movido a gás natural
Lançamento
30/10/2017

FPT Industrial tem novo motor movido a gás natural

Imagem ilustrativa da notícia: FPT Industrial tem novo motor movido a gás natural
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

A FPT Industrial mostrou seu novo motor a gás natural, o Cursor 13 Natural Gas, na segunda-feira, 30, durante o Tech Day feito pela empresa em Turim, Itália. Segundo comunicado distribuído pela FPT esse motor é o mais potente do mercado e tem a missão de fortalecer a liderança no segmento.

 

O novo motor tem 466 cv de potência disponíveis a 1,9 mil rpm, e o torque é de 203,8 kgfm a 1,1 mil rpm, sendo 15% mais potente e entregando 18% a mais de torque com relação ao motor 8,7 litros NG. A empresa destaca que o Cursor 13 NG é para ser usado em diversas aplicações, pois existem três opções de abastecimento: GNC ou gás natural comprimido, GNL ou gás natural liquefeito, e biometano — o último pode reduzir as emissões de CO2 a quase zero.

 

O consumo do novo motor pode ser até 40% menor do que o de um motor movido a diesel do mesmo tamanho, diz o comunicado da FPT.

 

Suas emissões de CO2 são 9% menores na comparação com motor igual movido a diesel, segue o comunicado, mas o Cursor 13 NG tem a opção de utilizar biometano e quase eliminar as emissões. No caso das emissões de material particulado o Cursor entrega “uma redução de 98% e de 48% nas emissões de NOX, na mesma base de comparação”.

 

Segundo a FPT Industrial esse motor opera em trabalhos de longas distâncias, pois foi desenvolvido para atender altas demandas de desempenho com baixo custo operacional sem comprometer a durabilidade.

 

Foto: divulgação