AutoData - Funcionários GM de SJ dos Campos retornam do lay-off
Trabalho
01/11/2017

Funcionários GM de SJ dos Campos retornam do lay-off

Imagem ilustrativa da notícia: Funcionários GM de SJ dos Campos retornam do lay-off
Foto Jornalista  Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

Parte dos metalúrgicos da fábrica da General Motors de São José dos Campos, SP, que estava em lay-off desde 5 de junho, retornará ao trabalho a partir de segunda-feira, 6. A empresa confirmou ao sindicato, na terça-feira, 31, que não prorrogará o período de suspensão dos contratos, previsto para terminar na sexta-feira, 4. A GM estima que de duzentos a 250 trabalhadores retomem o trabalho.

 

Do início do lay-off até aterça-feira, 31, cerca de 130 trabalhadores já haviam retornado, de maneira antecipada, à GM. Ao todo 980 funcionários entraram em lay-off em junho. Aqueles que não retornarem de imediato permanecerão em licença remunerada, recebendo salários e benefícios normalmente. Durante o período os trabalhadores receberam o salário integral, sendo parte pago pela GM e parte por meio do FAT, o Fundo de Amparo ao Trabalhador.

 

Não há confirmação sobre se o retorno dos funcionários está ligado a um eventual aumento do volume de produção. Em Gravataí, RS, onde a empresa produz os Chevrolet Onix e Prisma, no entanto, um aumento da demanda pelos veículos no Brasil e na América Latina fez a empresa contratar setecentos funcionários e abrir o terceiro turno.

 

A GM produz em São José dos Campos os modelos Chevrolet S10 e Trailblazer, motores e transmissões. Procurada por AutoData a GM informou por meio de sua assessoria de imprensa que não pretendia comentar o assunto.

 

Foto: Divulgação