AutoData - Camex zera imposto de importação para mais de 1 mil máquinas
Investimento
18/12/2017

Camex zera imposto de importação para mais de 1 mil máquinas

Imagem ilustrativa da notícia: Camex zera imposto de importação para mais de 1 mil máquinas
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

A Camex, Câmara de Comércio Exterior, zerou o imposto de importação para 1 mil 116 máquinas e equipamentos industriais sem produção no Brasil. Na quinta-feira, 14, as resoluções 90 e 91 foram publicadas no DOU, Diário Oficial da União, reduzindo as alíquotas de 16% e 14% para zero para bens de capital, bens de informática e de telecomunicações, segundo informações divulgadas pelo MDIC.

 

As empresas que solicitaram o benefício à Camex argumentaram que os equipamentos serão usados em projetos que trarão novos investimentos, no valor de US$ 2,4 bilhões, sendo que os principais setores beneficiados serão o automotivo, com 19,8% do total, eletrônico, com 10,9%, e de bens de capital, 10,7%.

 

Está prevista a melhoria de qualidade e de produtividade no processo de uma fábrica de automóveis, a produção local de smartphones e a expansão de fábricas de painéis fotovoltaicos.

 

As reduções tarifárias seguirão o regime de ex-tarifário, sendo temporárias, e as importações sem tarifas podem ser feitas até 30 de junho de 2019, de acordo com o que foi estabelecido pelas duas resoluções. Com prazo até 2019 o MDIC não confirmou em qual período o investimento de US$ 2,4 bilhões deve ser feito e também não revelou qual fábrica do setor automotivo será modernizada.

 

Foto: Divulgação.