AutoData - MDIC: Rota 2030 será aprovado até o fim de fevereiro
Indústria
25/01/2018

MDIC: Rota 2030 será aprovado até o fim de fevereiro

Imagem ilustrativa da notícia: MDIC: Rota 2030 será aprovado até o fim de fevereiro
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

O Rota 2030, nova política do setor automotivo, que sucederá o Inovar-Auto, encerrado no dia 31 de dezembro, será aprovado até o fim de fevereiro, segundo o ministro interino do MDIC, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, que participou do evento de comemoração dos 60 anos da Toyota no Brasil, realizado na terça-feira, 23, em São Paulo.

 

“Temos detalhes finos para serem ajustados, mas o programa deve ser aprovado até o fim do mês que vem. O presidente da República sinalizou a aprovação do programa dentro deste período durante últimas reuniões realizadas em Brasília”.

 

Segundo o ministro, esses ajustes finos são mais técnicos, mas uma das questões envolvidas são os incentivos à pesquisa e desenvolvimento, como isso será repassado para as montadoras é uma questão que ainda não foi definida com o Ministério da Fazenda. “Todos os lados tiveram que ceder em algumas definições para que o programa chegasse à fase final de aprovação”.

 

Um fator que já está definido dentro de pesquisa e desenvolvimento é que importadores e fabricantes nacionais tenham as mesmas condições e benefícios com relação aos investimentos. Outro ponto que também já foi definido e visa impulsionar o mercado de híbridos e elétricos no País é o IPI para esses veículos, que cairá de 25% para 7%. “A medida que reduzirá o IPI deverá ser aprovada nos próximos dias”.

 

Foto: Divulgação.