AutoData - Toyota comemora 60 anos no Brasil e aposta em veículos híbridos para o futuro
Montadora
25/01/2018

Toyota comemora 60 anos no Brasil e aposta em veículos híbridos para o futuro

Imagem ilustrativa da notícia: Toyota comemora 60 anos no Brasil e aposta em veículos híbridos para o futuro
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

A Toyota do Brasil comemorou 60 anos no País durante evento realizando na terça-feira, 23, em São Paulo, e o CEO da empresa para América Latina e Caribe, Steve St. Angelo, destacou as grandes mudanças que estão acontecendo na indústria automotiva mundial: “Todo mundo está focado nos autônomos, compartilhamento de veículos, motores elétricos e a Toyota também fará as suas mudanças para o futuro. Não podemos ter medo, temos que trabalhar para que o impossível se torne realidade”.

 

“Estamos trabalhando para desenvolver nossos futuros carros com motorizações elétricas, híbridas e movidas a célula de hidrogênio”, afirmou o CEO, que também garantiu que até 2025 todos os modelos produzidos pela Toyota terão opção híbrida e cada região decidirá quais carros são mais viáveis para serem comercializados.

 

Para a região da América Latina, o executivo falou que em um futuro próximo a mobilidade será baseada em veículos híbridos: “Acreditamos que na região esses veículos são a melhor opção, pois não consomem eletricidade e não sobrecarregam a rede de energia, não precisam de infraestrutura, ninguém precisa investir nisso no momento. Por isso esses carros podem ser a solução para que no futuro os desenvolvimentos continuem até que se chegue no veículo 100% elétrico”.

 

Além dos motivos citados por ele, existe o fator Prius, carro híbrido da empresa com grande volume de vendas no mundo e em crescimento no Brasil, com mais de 2,4 mil unidades comercializadas no País no ano passado e crescimento de 400% na comparação com o ano anterior. Para esse carro, a Toyota já tem planos futuros, com uma motorização híbrida flex:

 

“Já estamos testando algumas unidades do Prius flex, desenvolvidas no Brasil e em março falaremos mais sobre este assunto, mas acredito que os híbridos flex serão as motorizações mais limpas no futuro e o desenvolvimento está acontecendo no Brasil”.

 

Durante o evento a empresa também destacou que estuda a implantação do terceiro turno em sua fábrica de Sorocaba, interior de São Paulo, que atualmente utiliza a capacidade máxima de produção, mas que caso isso aconteça, o volume de produção deve ser impactado positivamente apenas a partir do quarto trimestre do ano.

 

Balanço 2017 e projeções para 2018 – No ano passado a Toyota registrou o seu segundo melhor ano de vendas no Brasil, com pouco mais de 190 mil unidades comercializadas, alta de 5% na comparação com 2016, quando foram emplacados 180 mil 881 carros. O grande responsável por esse crescimento foi o Corolla. Com bom volume de vendas o sedã encerrou o ano com 47% de participação no seu segmento, mas a empresa também destaca o bom desempenho de vendas de alguns modelos: Etios, Hillux e SW4.

 

Para 2018 a expectativa da fabricante é que as vendas cresçam de 5% a 7%, produção com alta de 7,4% e as exportações com avanço acima de 7,3%.

 

Foto: Divulgação.