AutoData - MDIC divulga lista de máquinas que o setor automotivo importará sem impostos
Indústria
26/01/2018

MDIC divulga lista de máquinas que o setor automotivo importará sem impostos

Imagem ilustrativa da notícia: MDIC divulga lista de máquinas que o setor automotivo importará sem impostos
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

Como a AutoData publicou em dezembro, a Camex, Câmara de Comércio Exterior, zerou o imposto de importação para 1 mil 116 máquinas e equipamentos industriais sem produção nacional que serão usados pelas industrias de bens de capital, bens de informática e de telecomunicações, segundo as informações divulgadas pelo MDIC, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

 

O Ministério revelou a lista de máquinas que serão importadas pelas empresas do setor automotivo, com 41 equipamentos, que inclui robôs industriais para movimentação de peças entre os maquinários e robôs industriais constituídos de braço mecânico, fresadoras automáticas para mancais de virabrequim, tornos horizontais de comando numérico computadorizado, centros de usinagem vertical dupla coluna, veículos para transporte e armazenamento de carga com lança telescópica.

 

Os impostos foram retirados porque as empresas afirmam que os maquinários gerarão investimentos de US$ 2,4 bilhões no Brasil, além da falta de produção no Brasil, sendo o setor automotivo o mais beneficiado, com 19,8% do valor total investido.

 

Porém, o MDIC não revelou quais empresas do setor automotivo farão as importações e investimento por questões de sigilo empresarial e também disse que não existe um prazo específico para os investimentos, pois eles são previstos em projetos das empresas e cada uma tem seu próprio cronograma. Os segmentos de bens de capital e eletrônicos ficarão com pouco mais de 10% do investimento cada um.

 

Foto: Divulgação