Ford apresenta Ka FreeStyle

Imagem ilustrativa da notícia: Ford apresenta Ka FreeStyle
CompartilheMontadora
31/01/2018

A Ford apresentou na quarta-feira, 31, em São Paulo e na Índia, o Ford Ka FreeStyle, seu novo utilitário compacto global. De acordo com Rogelio Golfarb, vice-presidente de assuntos governamentais, comunicação e estratégia da Ford América do Sul, o modelo foi criado por engenheiros brasileiros e será comercializado em 120 países, sendo que Brasil e Índia serão os primeiros mercados a receberem o novo veículo: “É mais um modelo criado aqui, no Brasil, e que se globalizou”.

 

Por aqui o lançamento está previsto para o início do segundo semestre. A previsão é a de que seja comercializado primeiro no país asiático, onde a apresentação ocorreu um pouco antes do que a brasileira e o carro é o Ford FreeStyle.

 

A empresa não revelou valores nem investimentos, mas afirma que foram feitos aportes na planta de Camaçari, BA, para atender às necessidades do produto, como contou Natan Vieira, vice-presidente de marketing, vendas e serviços da Ford América do Sul: “Foram feitos ajustes como o novo equipamento de corte a laser, que traz melhoria de qualidade e mais plasticidade ao produto”.

 

Apenas a parte externa do veículo foi apresentada na quarta-feira e a companhia não explicitou seus pormenores. A suspensão é um pouco mais alta do que a do Ka, na dianteira o destaque fica para a grade frontal com acabamento metálico e faróis com máscara negra. O modelo conta ainda com rodas de liga leve de 15 polegadas e retrovisores com acabamento na cor Magnetic.

 

“O modelo oferecerá o que a marca tem de mais avançado em conectividade, o sistema SYNC 3", disse Golfarb, "com comandos de voz e acesso a Apple CarPlay e Android Auto.”

 

De acordo com Vieira “o Ka FreeStyle compartilha a mesma plataforma do Ka mas tem uma proposta de estilo e de uso diferenciada, combinando as qualidades em estrada de um hatch premium com a robustez e o espírito aventureiro dos fora de estrada”.  

 

A Ford considera que o Ka FreeStyle "tem uma arquitetura aprimorada que o coloca dentro de um novo nicho no mercado, o dos utilitários compactos, ou CUVs, com maior versatilidade para atender às novas aspirações dos consumidores da categoria".

 

Apesar dessa classificação a intenção é disputar mercado no segmento que mais ganha destaque junto aos consumidores brasileiros: o de SUVs.

 

O segmento SUV tinha 8% de participação de mercado em 2012 e cresceu para 19% em 2017. No mesmo período o segmento de compactos caiu de 61% de participação para 56%. E os outros segmentos caíram de 31% para 25% de participação.

 

Rogelio Golfarb acredita que, "assim como ocorreu com o EcoSport, o Ka FreeStyle também competirá em todos os segmentos. Teremos desempenho muito bom para um veículo que não é de entrada”.

 

Foto: Divulgação.