VW completa linha da Amarok com versão V6

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23/02/2018

A Volkswagen lançou oficialmente na quinta-feira, 22, o modelo topo de linha da picape Amarok, equipado com motor V6 à diesel e que foi batizado de highline também produzida em General Pacheco, Argentina. No total, são sete versões do veículo para atender a um nicho de mercado que, segundo a VW, é um dos que mais tem concentrado as intenções de compra na categoria. Afora isso, o modelo é estratégico à VW para equilibrar as exportações da empresa ao país vizinho.

 

Segundo dados da Fenabrave, a associação dos distribuidores de veículos, o segmento de picapes grandes cresceu 54,24% ano passado, mantendo o ritmo de crescimento visto em 2016, quando o setor cresceu na mesma medida, 52,26%.

 

Pablo Di Si, presidente da Volkswagen para América do Sul, apontou o desempenho do modelo highline no período de pré-venda como termômetro para o consumo de picapes no País: “O modelo representa bem a mudança de paradigma pela qual passa a companhia, que tem trabalhado para entender as necessidades dos clientes. Os resultados da pré-venda mostram isso”.

 

A empresa afirma que foram reservadas 450 unidades da Amarok V6 Highline no período em que esteve disponível na internet o recebimento das solicitações pelo veículo, na primeira semana de dezembro. As vendas do veículo em 2017 somaram 11 mil 964 unidades, 30,4% mais do que o volume de 2016, quando foram vendidas 9 mil 172 unidades.

 

O desempenho determinou o posto de quinto modelo mais vendido na categoria de picapes grandes, atrás de modelos como é o caso de Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hillux. A picape Fiat Toro, a picape mais vendida no País e sucesso de exportações, é exemplo, ainda que seja um veículo menor, de modelo novato que conseguiu crescer no segmento por meio de uma proposta similar de produto: oferecer design e tecnologia comuns em automóveis.

 

Neste quesito, a versão mais completa da Amarok conta com recursos como sistema de navegação e entretenimento em tela sensível ao toque de  6,33 polegadas, controles no volante e, no quadro de instrumentos, as agulhas dos mostradores fazem uma varredura como acontece no Golf GTI. Há também sistema de estacionamento com auxílio de câmera traseira e sensores. No design, destaque para o acabamento interno do veículo, com bancos em couro que podem ser regulados por meio de controles eletrônicos. A versão V6 Highline tem a opção de rodas de 19”.

 

O powertrain é movido por motor turbo de três litros de cilindrada que gera 225 cavalos. Com ele, o veículo desenvolve potência para atingir 100 km/h em oito segundos. Com a chegada do motor V6, a Volkswagen Amarok passa a ser oferecida com três faixas de potência. A versão S, disponível em cabine simples ou cabine dupla, tem motor 2.0 turbodiesel com 140 cv. As opções SE são equipadas com o motor 2.0 diesel com dois turbocompressores com potência de 180 cv.

 

Foto: Divulgação.