AutoData - VW Polo e Fiat Argo têm bom desempenho de vendas no bimestre
Mercado
12/03/2018

VW Polo e Fiat Argo têm bom desempenho de vendas no bimestre

Imagem ilustrativa da notícia: VW Polo e Fiat Argo têm bom desempenho de vendas no bimestre
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

Lançados há menos de um ano o Volkswagen Polo e o Fiat Argo têm grande responsabilidade: ser dois dos modelos mais vendidos no Brasil. No primeiro bimestre foram emplacadas 11 mil 574 unidades do Polo, o quarto mais vendido, e a Fiat vendeu 8 mil 518 unidades Argo, o sétimo colocado.

 

Considerando apenas fevereiro, mês complicado para as vendas por causa do carnaval e do menor número de dias úteis, a Volkswagen comercializou 4 mil 942 unidades Polo, o quarto modelo mais vendido no mês, e a Fiat emplacou 3 mil 546 unidades Argo, o décimo-primeiro do ranking — mas a FCA destacou que esse volume ficou abaixo do esperado por causa dos motivos citados acima e diante de alguns problemas internos da empresa.

 

Herlander Zola, diretor do Brand Fiat, afirmou que o Argo é um modelo muito importante para a empresa e que a expectativa é a de que integre a relação dos modelos mais vendidos: “No acumulado do ano o Argo só perde para as vendas da Strada e tem potencial para ser o Fiat mais vendido no Brasil”.

 

No primeiro bimestre do ano as vendas do Argo conquistaram 2,5% de market share e a expectativa de Zola é a de que ultrapasse 3% de participação, mas sem revelar o volume de vendas esperado: “As vendas estão crescendo como esperamos, talvez ocorra uma oscilação em alguns meses, mas isso está dentro do planejado em virtude de ações dos concorrentes e das dinâmicas do mercado. Mas, no geral, os emplacamentos até agora estão alinhados com as nossas expectativas”.

 

Ele também destacou que todas as vendas do Argo foram ao varejo durante os seus nove meses de vendas, dentro de suas concessionárias, com 36 mil 443 unidades emplacadas: “O segmento em que o Argo está situado é muito afetado pelas vendas diretas para frotistas e locadoras, isso influencia demais no volume e dele a Fiat não fez vendas diretas até o momento. Estamos estudando e em breve pretendemos começar a fechar contratos de vendas diretas”.

 

Com relação aos principais concorrentes Zola acredita que isso é muito definido pelo consumidor, pois é necessário considerar quais modelos o cliente que comprou o Argo avaliou antes de fechar o negócio. Mesmo assim é possível considerar que o modelo compete diretamente com Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo.

 

Para atrair cada vez mais consumidores a Fiat aposta em combinação de fatores, como design atraente, tecnologias atuais, diferenciais tecnológicos e algumas opções de motor e câmbio. Tudo isso se soma ao mix de versões: “Muito em breve teremos novas versões do Argo que atenderão às necessidades do consumidor que nós identificamos em pesquisa de mercado”.

 

Como um dos concorrentes do Argo o Volkswagen Polo foi lançado em setembro — um dos lançamentos mais importantes da empresa nos últimos anos no Brasil e com a missão de ser o hatch premium mais vendido no País. No ano passado, mesmo com poucos meses de vendas, foram 9 mil 521 suas unidades emplacadas e a quadragésima-sexta colocação no nrankimngs dos cinquenta modelos mais vendidos.

 

Uma das táticas da Volkswagen para o Polo é o mix de versões, com três opções de motorização e de câmbio, fazendo crescer a fatia de mercado em que o modelo fica situado. 

 

Fotos: Divulgação.