AutoData - VW São Carlos exporta componentes para Alemanha
Comércio Exterior
12/03/2018

VW São Carlos exporta componentes para Alemanha

Imagem ilustrativa da notícia: VW São Carlos exporta componentes para Alemanha
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

A fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos, SP, exportará 5 mil unidades de virabrequins para a fábrica de Chemnitz, Alemanha, na versão 1.0 l TSI, informou a empresa por meio de comunicado. O virabrequim, no qual são fixados os conjuntos de bielas e pistões, é responsável por transformar a energia produzida pela combustão em torque, que é enviado às rodas e movimenta o carro. O presidente e CEO da Volkswagen Região América do Sul e Brasil, Pablo Di Si, disse que a Volkswagen do Brasil é uma empresa que gera divisas para o País ao ter as exportações como parte de seu DNA:

 

“A relevância da Volkswagen do Brasil pode ser comprovada com números: somente em 2017 as exportações da empresa movimentaram mais de R$ 5,4 bilhões, o que representa um crescimento na receita de mais de R$ 1,4 bilhão com relação a 2016. Além de automóveis e de comerciais leves, também exportamos componentes, como é o caso de blocos, virabrequim e motores completos produzidos em São Carlos”.

 

Com capacidade para produzir 1 mil unidades por dia e dotada de dezessete etapas de produção a linha de usinagem de virabrequins equipa os motores EA211 nas versões 1.0 l TSI, 1.4 l TSI e 1.6 l MPI.

 

Antônio Pires, vice-presidente de operações da Volkswagen do Brasil, disse que “a linha de virabrequim conta com um processo produtivo altamente tecnológico e eficiente, alinhado com as demais fábricas de motores do Grupo Volkswagen o que possibilita à fábrica atender outros mercados”.

 

A unidade de São Carlos têm outros recentes contratos para o mercado externo: a exportação de mais de 90 mil unidades de blocos de motor da família EA211, na versão 1.0 l, também para a fábrica de Chemnitz, para equipar os modelos Polo e up! na Europa, e cerca de 250 mil unidades do motor EA211 1.4 l TSI para a fábrica de Puebla, México, para equipar Jetta, Golf e Golf Variant.

 

Foto: Divulgação.