AutoData - Ipiranga e Chevron se unem na Iconic
Negócios
26/03/2018

Ipiranga e Chevron se unem na Iconic

Imagem ilustrativa da notícia: Ipiranga e Chevron se unem na Iconic
Foto Jornalista  Gilmara Santos

Gilmara Santos

Está em operação, desde dezembro, a Iconic, joint venture que reúne Ipiranga e Chevron na área de lubrificantes. Seu capital é dividido na proporção 56% e 44%, respectivamente, contou o CEO Leonardo Linden: “O novo negócio se caracteriza pela união dos negócios de lubrificantes da Ipiranga e da Chevron no País com o objetivo de fortalecer suas operações, gerar eficiência e base sólida para seguir crescendo”.

 

De acordo com ele as atividades da empresa compreendem desenvolvimento, produção, distribuição e comercialização de lubrificantes, graxas, fluidos e coolants, que gerarão benefícios, para consumidores, revendedores e distribuidores, originados “pelas melhores práticas operacionais e maior capilaridade”. 

 

Apenas por existir a Iconic já conquistou fatia de cerca de 23% do mercado nacional de lubrificantes acabados, conforme dados divulgados pela ANP, Agência Nacional do Petróleo, combinando as vendas da linha de produtos Ipiranga e Texaco: “Assim a empresa ocupa lugar de destaque no setor e fortalece a atuação de suas duas marcas no competitivo segmento brasileiro de lubrificantes e graxas”.

 

A nova empresa possui “três unidades de fabricação, um dos maiores laboratórios privados da América Latina e cerca de setecentos profissionais especializados”.

 

“Com um portfólio amplo, de cerca de 1,3 mil produtos presentes em pontos de vendas de todo País, a empresa assumirá e preservará a produção e a comercialização dos produtos das reconhecidas marcas Ipiranga e Texaco, ampliando sua capacidade de suprir diferentes canais e aplicações.” 

 

Com relação a exportações Linden observou que “o escopo da Iconic está, neste momento, limitado ao Brasil e a operações seletivas existentes na Bolívia, Paraguai e Uruguai. Atuamos em todas as regiões do Brasil, buscando o fortalecimento de nossas marcas de produtos Ipiranga e Texaco já reconhecidas pelo mercado”.

 

Foto: Divulgação.