Curitiba inicia renovação de frota com 25 biarticulados Volvo

Imagem ilustrativa da notícia: Curitiba inicia renovação de frota com 25 biarticulados Volvo

Com a entrada em operação, na terça-feira, 27, de 25 novos ônibus biarticulados Volvo, Curitiba, PR, a precursora do sistema de transporte urbano de passageiros BRT, do inglês bus rapid transit, inicia movimento de atualização da sua frota de ônibus, o que poderá levar à compra de até 470 veículos até 2020.

 

“Curitiba é reconhecida internacionalmente como modelo mundial em transporte de passageiros por ônibus e foi pioneira em BRT quando adotou o sistema em 1974”, lembrou o prefeito Rafael Greca. Ele disse que Curitiba também enfrentou graves problemas financeiros nos últimos anos e que, por isto, seu sistema de transporte ficou defasado. "Felizmente esta situação já está superada e, com a entrada em operação dos novos ônibus, começamos um trabalho que objetiva levar Curitiba a voltar a ser referência mundial em transporte urbano de passageiros.”

 

Os 25 novos ônibus que entraram em operação são da última geração de biarticulados Volvo e receberam carroçarias da Marcopolo. O investimento foi de R$ 32,5 milhões. Com alto grau de conectividade os veículos trazem como uma das suas principais novidades o exclusivo recurso de controle de velocidade em áreas especiais que, por meio de monitoramento remoto e geolocalização, permite programar os veículos limitando sua velocidade em áreas específicas.

 

“É uma tecnologia inédita no Brasil, que permitirá aumentar a segurança em áreas especiais com alto fluxo de pedestres, como escolas, hospitais, etc.”, contou Gilberto Vardanega, diretor de vendas de ônibus da Volvo no Brasil. Segundo ele, toda vez que o ôniubs entra numa dessas áreas o sistema detecta automaticamente o local e fixa sua velocidade de acordo com a programação remota. “É uma ação ativa que limita a aceleração. Ou seja: mesmo que o motorista pise no acelerador não conseguirá ultrapassar a velocidade determinada para aquela região.”

 

Os biarticulados Volvo têm presença destacada no sistema de transporte urbano de Curitiba: o modelo foi desenvolvido pela Volvo justamente para atender a encomenda da cidade na década de 90. De acordo com Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America, “temos uma longa história de parceria com o BRT de Curitiba e estamos muito orgulhosos de termos sido escolhidos pelos operadores locais para dar início à renovação de ônibus da cidade”. 

 

Segundo ele esta é uma história que começou em Curitiba e que se espalhou pelo continente latino-americano. Na região estão em operação, atualmente, mais de setecentos biarticulados Volvo em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Bogotá, Cidade da Guatemala e Quito. Com os novos 25 ônibus Curitiba passou a ter 180 biarticulados da marca em operação.

 

Foto: Divulgação.