AutoData - Mercedes-Benz premia dezesseis fornecedores
10/04/2018

Mercedes-Benz premia dezesseis fornecedores

Imagem ilustrativa da notícia: Mercedes-Benz premia dezesseis fornecedores
Foto Jornalista  Márcio Stéfani

Márcio Stéfani

O atual momento de recuperação das vendas de caminhões e ônibus, neste início de ano, e a intensa modernização do processo produtivo por que passa a planta de São Bernardo do Campo, SP, foram os dois temas centrais que marcaram a festa de entrega do 26º Prêmio Interação Mercedes-Benz  que, este ano, reuniu mais de quinhentos executivos de toda a sua cadeia de fornecedores e reconheceu seus principais parceiros fornecedores em 2017,  em cinco categorias: qualidade,  custos, logística e materiais indiretos e serviços operacional e comercial.

 

De acordo com o presidente Philipp Schiemer, da Mercedes-Benz no Brasil e CEO para a América Latina, “vocês estão neste ano diante de uma Mercedes-Benz um pouco mais otimista. Finalmente a economia está voltando a andar nos trilhos e ganhando maior velocidade. Tenho a certeza de que toda a cadeia produtiva está tendo o mesmo sentimento e é por isto que quero parabenizar a todos que, junto conosco, conseguiram passar pela crise. Tenho a certeza que começaremos esta nova fase muito mais fortes”.

 

 A empresa aproveitou a cerimônia do Prêmio Interação para realizar, também, a entrega de mais três troféus referentes ao seu Prêmio de Responsabilidade Ambiental.  Ao todo dezesseis empresas foram homenageadas nos dois prêmios: Metalac, Resfriar, Cinpal, Durametal, Metalpart, Haldex, Metalkraft, S Rico, Próturbo, Moura, Dürr, Engemetal, T-Systems, Michelin, Schulz e Vallourec.

 

O Prêmio Especial, considerado o principal deles, foi entregue para a Moura Baterias, que se destacou e se manteve como finalista em três das categorias principais, custos, logística e qualidade.

 

Philipp Schiemer não perdeu a oportunideade de ressaltar o processo de modernização da fábrica de São Bernardo: “Começamos com a recente entrega da linha de caminhões, que já nasceu com tecnologias da indústria 4.0 e é a mais moderna da nossa empresa em todo o mundo. É uma linha muito mais flexível e 15% mais eficiente, com todas as máquinas conectadas e totalmente plugadas com as outras áreas da fábrica e com a nossa planta de Juiz de Fora”. 

 

O diretor de compras, Erodes Berbetz, também destacou os conceitos da indústria 4.0, lembrando que é preciso, agora, que os fornecedores também sigam pelo mesmo caminho de evolução: “A modernização das nossas fábricas não passa somente pelas novas tecnologias. Estamos revolucionando também a logística. E isto beneficiará todos os nossos fornecedores”.

 

Berbetz também observou que, depois de quatro anos de sensível queda na produção, os volumes finalmente voltaram a crescer: “Claro que ainda não estamos no ritmo ideal, mas já há sinais muito positivos. E espero que hoje todos estejamos mais fortes e preparados para o que nos espera no futuro”. 

 

São as seguintes as empresas ganhadoras dos 26º Prêmio Interação da Mercedes-Benz em cada uma das categorias e, também, do 8º Prêmio de Responsabilidade Ambiental:

 

Prêmio Intreração

– Excelência Operacional em Qualidade: Metalac, Resfri Ar e Cinpal;

– Excelência Operacional em Logística: Durametal, Metalpart e Haldex;

– Excelência em Custos: Metalkraft, S Riko e Próturbo;

– Categoria Especial: Moura; 

– Excelência Operacional em Materiais Indiretos e Serviços: Dürr;

– Excelência Comercial em Materiais Indiretos e Serviços: Engemetal; e

– Categoria Especial em Materiais Indiretos e Serviços: T-Systems.

 

Prêmio de Responsabilidade Ambiental

– Michelin, Schuz e Vallourec.