AutoData - Renault aposta em furgão Master para manter liderança
Veículos
13/04/2018

Renault aposta em furgão Master para manter liderança

Imagem ilustrativa da notícia: Renault aposta em furgão Master para manter liderança
Foto Jornalista  Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

A Renault, com o Master, se prepara para manter a liderança no segmento de veículos comerciais, no qual detém 53% de market share, e o seu planejamento indica imprimir ritmo de vendas aos pequenos e médios empresários, seu principal cliente. Para conseguir isso a Renault criou pacote de manutenção para o pós-venda que oferece pagamento baseado nos quilômetros percorridos. Mas há uma série de desafios no ano: o primeiro, segundo o diretor de vendas Alexandre de Oliveira é a entrada de novos players no mercado:

 

“Este ano marca a chegada de outros concorrentes com novos produtos, o que deverá alterar a configuração do market share no segmento de furgões grandes, por exemplo”.

 

Os entrantes, no caso, são a Mercedes-Benz com o modelo Vito e a Citroën com o Jumpy, concorrentes diretos do Renault Master, o principal veículo da Renault nos comerciais leves em termos de vendas e, quem sabe, o mais importante.

 

“Para manter nossa fatia como queremos temos de avançar para tirar espaço dos demais. Mas aumentar o volume de vendas este ano será desafiador para todos os fabricantes.”

 

O segundo desafio é a evolução do próprio mercado de furgões no País, cujo ritmo de crescimento segue aquém do esperado pela empresa. Oliveira lembrou que as tomadas de decisões de compras no segmento de comerciais leves, no trimestre, foram mais lentas do que o esperado pela empresa, que esperava por crescimento de vendas acima do registrado: “A expectativa é de alta de 15% este ano no comparativo com 2017, e o clima está melhor”.

 

O modelo Master é líder de vendas há quatro anos e deteve, no ano passado, 33,2% de participação no mercado de furgões grandes, de acordo com dados da Fenabrave, ou 6 mil 171 unidades, volume próximo do que foi registrado em 2016, 6 mil 383 unidades.

 

No primeiro trimestre houve leve alta frente ao mesmo período do ano passado: 1 mil 569 unidades contra 1 mil 448 unidades.

 

Foto: Divulgação.