AutoData - Maio, agora, é a nova data do Rota 2030
Conjuntura
24/04/2018

Maio, agora, é a nova data do Rota 2030

Imagem ilustrativa da notícia: Maio, agora, é a nova data do Rota 2030
Foto Jornalista  Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

A aprovação da nova política industrial para o setor automotivo, o Rota 2030, segue ainda no campo da expectativa após reunião realizada em Brasília, DF, na terça-feira, 24. O evento reuniu na mesma mesa Anfavea, Sindipeças, Abeifa, representantes dos ministérios da Indústria e da Fazenda e o presidente da República. Os participantes saíram do encontro com a esperança de que a aprovação aconteça em maio.

 

Antônio Megale, presidente da Anfavea, disse que a aprovação está em fase final de ajustes, que devem ser feitos ao longo desta semana: “A expectativa é a de que o programa seja lançado em breve. Temos a expectativa que isso aconteça ainda em maio”.

 

O ministro do MDIC também sinalizou para a aprovação no mês que vem: “Nossa expectativa é a de que o presidente anuncie o Rota 2030 no início de maio. Acredito que, com a evolução da discussão, tenhamos condição, muito provavelmente, de anunciá-lo no início de maio”.

 

Sobre quais ajustes estão sendo feitos pelo MDIC e pela Fazenda Megale contou que as partes discutem os mecanismos de incentivo da nova política: “Precisamos ver apenas os últimos pormenores quanto aos mecanismos, mas houve uma convergência na forma de ser oferecido o apoio à pesquisa e desenvolvimento”.

 

No sábado, 21, o ministro da Fazenda falou sobre o Rota 2030 em Washington, DC, e disse que é preciso analisar o custo de oportunidade desse tipo de medida, pois “os recursos que deixariam de entrar por causa de uma política de incentivo ao mercado automobilístico poderiam ser investidos em outras áreas”.

 

Foto: Divulgação.