AutoData - Cresce a produção mundial de aço
Balanço
25/04/2018

Cresce a produção mundial de aço

Imagem ilustrativa da notícia: Cresce a produção mundial de aço
Foto Jornalista  Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

A produção mundial de aço no primeiro trimestre do ano atingiu volume de 426,6 milhões de toneladas, 4,1% a mais do que o resultado do mesmo período de 2017. A taxa de utilização de capacidade de produção foi crescente nos três meses: saltou de 72,6% em janeiro para 74,5% em março, o melhor desempenho dos últimos dois anos.

 

Maior produtor global do insumo a China beneficiou 212,1 milhões de toneladas, volume que representou crescimento de 5,4% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Na comparação mensal a produção de março também apresentou perfil crescente: o volume beneficiado foi 13,9% maior do que o de fevereiro.

 

O resultado do trimestre, divulgado em balanço da World Steel, a associação que agrupa os maiores produtores globais, mostra que a produção de aço chinesa manteve o ritmo apesar das tensões envolvendo os Estados Unidos no campo das exportações do aço justamente no trimestre.

 

A Ásia produziu 294,1 milhões de toneladas de aço bruto, um aumento de 4,6% com relação ao primeiro trimestre de 2017. A Índia foi o segundo maior produtor, com 26 milhões 689 mil toneladas, crescimento de 3,7% ante idêntico trimestre de 2017. O Japão, terceiro maior produtor, apresentou leve crescimento no trimestre, 0,7% a mais do que no ano passado.

 

No Brasil a produção de aço bruto foi de 8,2 milhões de toneladas, aumento de 4,8% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Os Estados Unidos produziram 20,7 milhões de toneladas, um aumento de 2,2% ante o mesmo trimestre do ano passado.

 

Foto: Divulgação.