AutoData - Vagas no setor automotivo crescem 30% em jan-mar
Mercado
02/05/2018

Vagas no setor automotivo crescem 30% em jan-mar

Imagem ilustrativa da notícia: Vagas no setor automotivo crescem 30% em jan-mar
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

Os postos de trabalho no setor automotivo aumentaram 30% no primeiro trimestre na comparação com igual período do ano passado, de acordo com estudo divulgado pela Robert Half, empresa especializada em recrutamento de mão-de-obra. Segundo sua gerente de recrutamento, Ísis Borge Sangiovani, a maior demanda por profissionais no setor automotivo “confirma a retomada do mercado e o otimismo quanto ao mercado de trabalho atual e futuro”, registrado na terceira edição do Índice de Confiança da empresa.

 

O estudo mostrou as áreas que necessitaram de mais profissionais no trimestre e o motivo pelo qual as empresas contrataram no período, como a área de supply chain, que contratou mais porque está diretamente ligada aos resultados estratégicos das empresas. Os profissionais que as empresas buscam nessa área foram supervisores e analistas de logísticas, supervisores e analistas de PCP e gerentes de compras.

 

A área de projetos também abriu novas vagas de emprego para gerentes por causa da retomada dos investimentos em novos projetos das empresas, seja com relação a produtos, reformas de fábricas e até expansões fabris.

 

Na área de manufatura também surgiram novas vagas porque as empresas reduziram ao máximo os volumes de produção para enfrentar o momento de baixa do mercado e, com a retomada, investimentos e contratações nessa área serão necessários.

 

Outras áreas também foram citadas no estudo como responsáveis pelo crescimento de vagas no setor automotivo, como a controladoria das empresas e a de vendas técnicas.

 

“Usamos informações das montadoras, das empresas sistemistas e dos fornecedores, que perceberam a demanda por mais profissionais nas mesmas áreas. Acreditamos que o segundo semestre do ano será ainda mais aquecido na geração de novos postos de trabalho, assim como 2019.”

 

Com a recuperação do mercado a expectativa da Robert Half é a de que novas vagas apareçam no mercado: “As empresas estão buscando profissionais para a área de vendas e, com isso, em breve veremos novos postos de trabalho na área de pós-vendas, pois uma puxa a outra”.

 

Foto: Divulgação.