AutoData - Marcopolo tem melhor início de ano desde 2013
Balanço
08/05/2018

Marcopolo tem melhor início de ano desde 2013

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Foto Jornalista Roberto Hunoff

Roberto Hunoff

A Marcopolo alcançou no primeiro trimestre de 2018 o seu melhor desempenho operacional desde 2013, na comparação com o mesmo período de anos anteriores. A empresa registrou receita líquida consolidada de R$ 764,8 milhões e lucro líquido consolidado de R$ 30,9 milhões, contra receita de R$ 554,6 milhões, um crescimento de 37,9%, e lucro de R$ 3,2 milhões do mesmo período do primeiro trimestre de 2017.

 

O crescimento da receita líquida consolidada é reflexo do maior faturamento no mercado doméstico e de exportações, que apresentaram, respectivamente, aumentos de 122,7% e 39,6%, em valores, quando comparados com o primeiro trimestre do ano anterior. A receita no mercado interno alcançou R$ 333,6 milhões, ou 43,6% do total, e as exportações e os negócios no exterior totalizaram R$ 431,2 milhões. 

 

De acordo com o diretor-geral da Marcopolo, Francisco Gomes Neto, os resultados reforçam a expectativa de recuperação consistente do mercado brasileiro de ônibus para este ano, com o volume de produção crescente em todos os segmentos. “Ampliamos em 76,7% a produção nas nossas fábricas brasileiras em relação ao ano anterior, mais do que o crescimento registrado pelo mercado nacional, que foi de 59,4%”.

 

A empresa fechou o trimestre com participação de 53,7% na produção brasileira de carrocerias contra 46,8% no primeiro trimestre do ano passado e cresceu 25,8 pontos percentuais no segmento de urbanos na mesma base de comparação.

 

No mercado doméstico, as receitas da Marcopolo nos segmentos de rodoviários e urbanos cresceram, respectivamente, 294,3% e 123,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O setor de rodoviários continua aquecido, especialmente pelos veículos para fretamento e em linhas interestaduais, e pela vigência da norma que prevê a redução da idade média da frota de ônibus voltados ao transporte interestadual e internacional para seis anos em 2018.

 

Em urbanos, o destaque é a recuperação expressiva de volumes, com crescimento de 101,9% na produção brasileira. No trimestre, a Marcopolo conquistou a liderança deste segmento, com 51% de participação de mercado. O desempenho decorre do maior volume de unidades produzidas para exportação, que cresceram 1.239,3% em relação ao primeiro trimestre de 2017, e da maior renovação de frota no mercado interno.

 

A companhia iniciou a produção de parte das 4,4 mil unidades do programa Caminho da Escola, o que deverá afetar positivamente os segmentos de micros e urbanos nos próximos meses. A demanda oriunda das licitações, somada à atual carteira de pedidos, indica ano positivo para o segmento e deve contribuir para uma maior ocupação da capacidade fabril. “Para atender ao crescimento previsto de demanda, estamos preparando a planta de São Mateus, voltada inicialmente à produção de veículos Volare, para a fabricação de outros modelos, dando sequência ao projeto de otimização de nossas fábricas”.

 

Mercado externo segue forte – As exportações continuam fortes, com crescimento de 46,3% no volume na comparação com o primeiro trimestre de 2017. As vendas ao continente africano permanecem em destaque, reflexo do amadurecimento de iniciativas estratégicas voltadas à exportação, como o Projeto Conquest, e a abertura de escritórios regionais para maior aproximação com os mercados internacionais.

 

Em relação às operações no exterior, o destaque foi o crescimento de 11% em unidades produzidas na Austrália, resultando numa receita 16,5% maior e que deverá se acentuar ao longo do próximo trimestre. Quanto às demais unidades, embora tenham reportado produção e receita inferiores, a expectativa para o restante do ano é de recuperação de volumes e receita. Na China, com a obtenção em março de autorização para operar em Zona de Processamento de Exportações, a Marcopolo passou a produzir ônibus para o mercado de exportação também naquela unidade.