Rota 2030 pauta encontro de ferramentarias

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17/05/2018

CAXIAS DO SUL, RS - O eixo central dos debates do Enafer, 11º Encontro Nacional de Ferramentarias, que teve início na quinta, 17, em Caxias do Sul, RS, é o Programa Rota 2030, novo regime para o sistema automotivo em substituição ao Inovar-Auto, que teve sua vigência encerrada em dezembro. O formato do novo regime e suas condições interessa diretamente à indústria de ferramentais, que tem no segmento automotivo um de seus maiores clientes. Os ajustes finais em discussão pelo governo federal com setores empresariais diretamente envolvidos serão expostos por Igor Calvet, titular da Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do MDIC, durante palestra no início da tarde da sexta-feira, 8, no UCS Teatro, onde se concentrará toda a programação.

 

Segundo Christian Dihlmann, presidente da Abinfer, Associação Brasileira de Ferramentais, o setor tem consciência de que dificilmente se repetirão as diretrizes de funcionamento do Inovar-Auto. Porém há um anseio claro por isonomia frente às condições de disputa verificadas no mercado externo:

 

“Não queremos agir sem regras, mas quando se permite que outros países o façam e ainda se compre moldes de lá a luta fica injusta. O Brasil precisa gerar emprego, mas coloca regras demais, que tornam inviável a competitividade. Concorremos com países que não têm o mínimo respeito pelo meio ambiente, onde as indústrias não têm sequer que atender às normas de um conselho de engenharia e arquitetura. Deste jeito as empresas brasileiras vão fechando, gerando desemprego e acabando com o poder aquisitivo da população. Se continuar assim não haverá mercado consumidor interno nem para adquirir os produtos que vêm da China”.

 

Gélson de Oliveira, vice-presidente técnico da Abinfer, disse que as regras do jogo devem ser claras para que o empresário possa definir o seu plano de negócios, direcionando ações para o mercado interno ou apostando no externo. Segundo ele o Inovar-Auto garantiu que as ferramentarias se mantivessem ativas, mesmo com as dificuldades decorrentes da crise: “Teria sido muito pior sem o Inovar-Auto. Por isto é necessidade urgente a aprovação do Rota 2030”..

 

Oliveira, empresário do setor em Caxias do Sul, lembrou que, atualmente, a capacidade instalada nas ferramentarias atende em torno de 30% das demandas da indústria automotiva. Atualmente o índice médio de atendimento é de 15%: “No momento quem determina como e onde serão feitos os moldes é a matriz das montadoras. Por isto a saída para resolver esta equação é uma política governamental, importante, inclusive, para as montadoras”.

 

A definição das regras é importante para que as empresas possam se preparar diante da perspectiva de retomada mais intensa da atividade econômica nos próximos anos. De acordo com José Alceu Lorandi, integrante do conselho fiscal da Abinfer, e diretor da Indústria de Matrizes Belga, de Caxias do Sul, 2018 ainda será de instabilidade em razão do processo eleitoral de outubro, mas os seguintes, de 2019 a 2021, apontam para um desempenho mais consistente: “Já temos indicações de novos projetos no setor automotivo, o que nos impõe a adoção de medidas para atender com capacidade tecnológica e de produção as demandas futuras”.

 

Para o primeiro-tesoureiro da entidade, Antônio Gaviraghi, este ano tem se apresentado como um dos melhores para sua empresa, a Gama Matrizes, de Caxias do Sul, que já investiu perto de R$ 6 milhões na compra de novos equipamentos, ainda não instalados. A demanda, segundo ele, é para suprir moldes para produção de modelos automotivos já em linha de produção: “Menos de 20% dos pedidos é para projetos futuros. A maioria, mesmo, é para atender necessidades atuais”.

 

A abertura do encontro está programada para as 9h00 da sexta-feira, 18, com manifestações dos presidentes Christian Dihlmann, da Abinfer, e Jaime Lorandi, do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho, entidades promotoras do Enafer. A expectativa dos organizadores é reunir em torno de 350 participantes, de diferentes estados do Brasil. 

 

A programação contempla quatro palestras, duas mesas redondas e assembleia geral da Abinfer. Dentre os palestrantes estará José Antônio Zara, diretor de ferramentaria da General Motors, que destacará como os empresários devem preparar seus negócios para atender ao futuro da ferramentaria nacional em competência humana e tecnologia, e Bruno Luís Ferrari Salmeron, diretor da Schulz Automotive, de Joinville, SC, que centrará atenções na importância da governança como fator de sucesso da empresa.

 

Na quinta-feira, 17, foram realizados oito workshops técnicos.