Here fornece 90% dos mapas dos veículos brasileiros

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18/05/2018

Principal fornecedora de mapas para os sistemas multimídias dos automóveis brasileiros, a Here Technologies conta com uma frota de veículos dedicada a rodar as cidades brasileiras e fazer o reconhecimento dos locais. Equipados com quatro câmeras capazes de filmar em 360º, um sensor e um GPS, todos instalados no lado externo, na parte de cima da carroceria, os veículos contam ainda com um smartphone conectado a um sistema responsável por levar a conexão de internet até um tablet -- neste está instalado o aplicativo da Here, que determina a rota a ser mapeada.

 

Na sexta-feira, 18, a reportagem da Agência AutoData foi convidada a rodar com um dos carros da frota e conhecer de perto o funcionamento do mapeamento da cidade. O veículo chama a atenção de quem está na rua por causa das câmeras e GPS, visíveis na parte de cima da carroceria. Por dentro, o celular roteia a internet para o tablet, responsável por determinar a rota a ser mapeada. Ao partir com o veículo, bastou o motorista seguir as orientações do aplicativo que traçou a rota e manter a velocidade permitida para o sistema captar as informações em 360º.

 

Pelo tablet, é possível acessar as câmeras, checar a visibilidade e o seu correto funcionamento. Para que o mapeamento funcione, é preciso que não esteja chovendo e que a iluminação natural esteja boa -- em dias nublados e em ruas muito arborizadas, as câmeras não conseguem captar as imagens com nitidez.

 

Especializada no desenvolvimento de mapas e coleta de dados para gerar informações de trânsito, a Here estima ter 90% de participação no mercado brasileiro para montadoras. Segundo Vinícius Ferreira, gerente sênior de produto para América Latina, todas as montadoras no País são clientes da empresa.

 

Após receber os mapas da Here, a montadora passa ao sistemista de sua preferência a tarefa de compilar as informações e transmitir para o kit multimídia dos veículos. Para o desenvolvimento de suas tecnologias, a Here conta com empresas do próprio setor automotivo como sócias-investidoras, caso da Audi, BMW, Bosch, Continental, Intel, Mercedes-Benz e Pioneer.

 

Segundo Ferreira, os dados são gerados a partir de veículos anônimos. Ele garantiu que informações pessoais, como o nome do proprietário do veículo e modelo do carro, não são reveladas. Ao reunir as informações dos diversos veículos dotados do sistema, é possível gerar as informações do trânsito na região.

 

Essas informações estão disponíveis no aplicativo de mobilidade da Here, outro modelo de negócio para a companhia -- essa tecnologia é comercializada para empresas usarem em suas áreas de logística, rastreamento e monitoramento de carga.

 

“Nossa tecnologia também é fornecida para veículos autônomos até o nível quatro, caso do Audi A8. Nos modelos equipados com sistemas de condução autônoma, somos responsáveis pela captação e geração dos dados dos mapas que eles utilizam para trafegar, que é diferente dos mapas que as pessoas usam no kit multimídia dos veículos”.

 

A empresa não revela números de faturamento, mas Ferreira disse que, mesmo durante a crise, cresceu o volume de negócios e a receita -- e a expectativa é continuar crescendo em 2018. A Here tem mais de 400 colaboradores na América Latina.

 

“Fizemos um investimento recente no Brasil, que foi a modernização de nosso escritório, para acompanhar o padrão global da companhia e oferecer uma condição melhor de trabalho para nossos funcionários. Foi o quinto país que teve sua sede modernizada pela Here”.

 

Fotos: Divulgação.