AutoData - Toyota abre terceiro turno em Sorocaba e Porto Feliz
Empresa
05/11/2018

Toyota abre terceiro turno em Sorocaba e Porto Feliz

Imagem ilustrativa da notícia: Toyota abre terceiro turno em Sorocaba e Porto Feliz
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – A Toyota anunciou na segunda-feira, 5, o início do terceiro turno nas fábricas que mantém em Sorocaba e Porto Feliz, SP. Com a jornada adicional a companhia ampliará sua capacidade de produção de 108 mil unidades para 160 mil por ano. Segundo o sindicato dos metalúrgicos, cuja territoriedade abrange as duas cidades, o turno extra começou a operar em 22 de outubro.

 

A abertura do terceiro turno estava programada para novembro mas, com a aprovação dos trabalhadores em assembleia realizada em 5 de setembro, foi antecipada para que houvesse tempo suficiente para ajustes e correções nas linhas caso houvesse necessidade de interferência. Segundo o sindicato a empresa tem realizado pausas programadas durante o dia para analisar se há algum problema.

 

As empresas sistemistas Kanjiko, NCSG Sorocaba – antiga Scórpios –, TT Steel, Sanoh e Faurecia já vinham fazendo o horário do terceiro turno para suprir a demanda.

 

Em julho foram contratados trezentos dos 870 funcionários estipulados para compor a produção das versões hatch e sedã do Toyota Yaris. Na unidade de Sorocaba, onde também é produzido o modelo Etios, trabalham 2 mil 849 funcionários. Em Indaiatuba, SP, a empresa mantém a produção do sedã Corolla, alvo recente de investimento de R$ 1 bilhão em modernização. Em Porto Feliz são produzidos motores.

 

De janeiro a setembro foram produzidas 66 mil 647 unidades Etios, 28 mil 286 delas exportadas para países da América Latina. A produção do Yaris, no mesmo período, chegou a 22 mil 728 unidades — 2 mil 112 tiveram como destino a Argentina.

 

Foto: Divulgação.