AutoData - Toyota oferecerá carsharing na rede
Mobilidade
04/09/2019

Toyota oferecerá carsharing na rede

Imagem ilustrativa da notícia: Toyota oferecerá carsharing na rede
Foto Jornalista  André Barros

André Barros

Guarujá, SP – A Toyota oferecerá em sua rede de concessionárias pioneiro sistema de aluguel de veículos no Brasil, disponível a todo público. Seguirá o conceito de carsharing, já difundido em outros mercados no Exterior, com o compartilhamento do veículo em período curto de tempo e controlado por meio de aplicativo nos smartphones. O lançamento está agendado para a quinta-feira, 12, durante o VIP Day da décima-segunda geração do Corolla, que oferece motorização híbrida flex.

 

Na terça-feira, 3, durante a apresentação do modelo à imprensa no Guarujá, SP, executivos da empresa falaram por alto, sem entrar em minúcias, do Toyota Mobility Services, como será chamado o sistema de compartilhamento de veículos. A princípio dez concessionárias oferecerão em torno de duzentos veículos, de todo o portfólio Toyota do Brasil – Etios, Yaris, Corolla, Camry, Prius, Hilux, SW4 e RAV4. Para a largada do serviço foram escolhidas lojas da capital, São Paulo, do Interior do Estado, e de Pernambuco, Rio Grande do Sul, Bahia e Distrito Federal. Os preços serão competitivos, de acordo com o presidente Rafael Chang:

 

“As locações serão por hora, por dia, por semana, com prazo máximo de trinta dias e pagamento no cartão de crédito, direto no aplicativo. A ideia é alcançar o público mais jovem, que aluga o carro para viajar no fim de semana, por exemplo”.

 

Colocar a rede no negócio atendeu aos dois lados: ajuda a melhorar a rentabilidade da concessionária – 90% do valor ficará com o concessionário e 10% com a Toyota – e ataca o negócio das locadoras, com quem os concessionários travam uma batalha pela revenda de veículos seminovos.

 

Não é uma iniciativa inédita da Toyota no mundo: o serviço está disponível também no Japão e na Argentina. Por aqui foi testado em um bem sucedido projeto-piloto com os próprios funcionários da Toyota na sede de São Bernardo do Campo, SP.

 

Foto: Divulgação.