AutoData - Tecnologia é a aposta da Mercedes-Benz no novo Actros
Lançamento
19/09/2019

Tecnologia é a aposta da Mercedes-Benz no novo Actros

Imagem ilustrativa da notícia: Tecnologia é a aposta da Mercedes-Benz no novo Actros
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

Iracemápolis, SP – A Mercedes-Benz apostou forte em tecnologia, conectividade para prestação de serviço e segurança na nova geração do caminhão extrapesado Actros, apresentado na noite de quarta-feira, 18, em seu campo de provas em Iracemápolis, SP. Tanto o interior do veículo, que conta de série com um inédito quadro de instrumentos totalmente digital em uma tela de 10,2 polegadas, quanto a quantidade de equipamentos e serviços oferecidos colocam o caminhão em patamar elevado no segmento.

 

Segundo Philipp Schiemer, presidente e CEO da Mercedes-Benz para a América Latina, o lançamento marca o início de uma nova era da companhia no País: “É um marco para a Mercedes-Benz no Brasil. Com certeza veremos essas e outras novas tecnologias nos demais modelos que vendemos por aqui: é uma questão de tempo”

 

A linha Actros oferece kit multimídia também com tela de 10,2 polegadas, sensível ao toque e colocada no meio do painel para fácil acesso ao motorista, que possibilita espelhar smartphones. Junto com a digitalização, um passo à frente na conectividade: Schiemer disse que três pilares sustentaram o desenvolvimento dessa nova geração: evitar paradas não programadas, oferecer um gerenciamento mais eficiente na frota dos clientes e entregar suporte em tempo real.

 

O sistema Uptime, conectará rede, frotistas e motoristas para que todos tenham as informações de determinado veículo em tempo real, recebendo avisos de eventuais manutenções e outras informações. Será oferecido junto com os programa de manutenção na rede de concessionária – na Europa está disponível desde 2006 e já tem adesão em 30% das vendas.

 

 

O Habbl é um aplicativo dedicado à gestão logística, conectando embarcador, transportador e cliente final e possibilitando que todos acompanhem em tempo real o trajeto da mercadoria. Já o Jornada da Estrada registra todas as informações da condução do motorista durante o percurso, como tempo de rodagem – assim, alerta a necessidade uma parada para descansar.

 

Semelhante, o Liga na Estrada é uma espécie de jogo: registra os dados de condução de cada motorista em uma liga, que, por meio de diversos parâmetros, faz uma classificação dos motoristas. O Vehicle Lens traz um check list de itens do caminhão que devem ser verificados antes de sair para rodar, principalmente se o veículo muda de motorista durante o período em que opera.

 

O Remote Truck fecha a lista dos aplicativos lançados para o novo Actros e traz algumas informações do veículo, assim como funcionalidades da cabine, para que o motorista tenha acesso no seu smartphone.

 

Segurança – A nova geração do Actros oferece piloto automático preditivo, junto com o adaptativo. Ou seja, com base no veículo da frente e em mapas integrados, o sistema pode acelerar e frear o caminhão. Ele antevê em dois quilômetros aclives e declives, o que possibilita preparar o veículo para estas situações.

 

O novo caminhão oferece também frenagem autônoma para evitar atropelamento de pedestres e objetos em movimento, como motocicletas e bicicletas, que para completamente o caminhão em até 50 km/h, por meio de um sistema que usa uma câmara no para-brisa e um radar atrás do para-choque para mapear a rota à frente. Outra novidade é o airbag para o motorista, que será oferecido como opcional pela primeira vez no Brasil em um caminhão da Mercedes-Benz.

 

O Actros ainda dispõe de alerta de fadiga para o motorista, alerta de ponto cego visual e sonoro, alerta de mudança involuntária de faixa, controle de estabilidade, freio de mão eletrônico e carregamento de smartphone por indução.

 

Fotos: Divulgação.