Setor de implementos cresceu 40% até setembro

Imagem ilustrativa da notícia: Setor de implementos cresceu 40% até setembro

São Paulo -- As vendas de implementos rodoviários no mercado brasileiro apresentaram crescimento de 39% no acumulado do ano, até setembro, ante igual período no ano passado, segundo balanço do setor divulgado pela Anfir na terça-feira, 8. Foram vendidas 88 mil 794 unidades nos nove meses.

 

As vendas de reboque e semirreboques somaram 47 mil 752 unidades, volume que representa alta de 50,2% sobre o volume vendido em idêntico período do ano passado. As vendas de implementos do tipo graneleiro, aplicados principalmente no agronegócio, somaram 12 mil 588 unidades, crescimento de 55%.

 

No caso das carrocerias sobre chassis as vendas alcançaram 41 mil 42 unidades, avanço de 28% sobre o volume vendido no janeiro-setembro de 2018. O maior volume de vendas foi o dos implementos frigoríficos: 17 mil 155 unidades, incremento de 17,6% sobre 2018.

 

Nas exportações o cenário foi de vendas menores até setembro: foram embarcadas 1 mil 861 unidades, o que representa recuo de 16,7%.

 

A expectativa do setor é a de que a Fenatran, principal feira brasileira do setor de veículos comerciais, possa movimentar os negócios no ano. Segundo Norberto Fabris, presidente da Anfir, "a presença dos principais fabricantes da indústria com a concentração dos maiores clientes do setor cria o ambiente propício à realização de negócios”.

 

Foto: Divulgação.