AutoData - Transportadora SVD mira crescimento no setor automotivo
Transporte
14/11/2019

Transportadora SVD mira crescimento no setor automotivo

Imagem ilustrativa da notícia: Transportadora SVD mira crescimento no setor automotivo
Foto Jornalista Caio Bednarski

Caio Bednarski

São Paulo – Após conquistar dois novos clientes no setor automotivo, DAF e Mercedes-Benz, a SVD Transportes planeja investir R$ 20 milhões até o final do ano que vem. A transportadora presta serviços para grupos concessionários e fabricantes de veículos e busca ampliar a sua participação neste mercado.

 

“Algumas negociações estão em andamento e participamos de algumas concorrências”, disse Roberto Trindade, diretor financeiro da empresa. “Esperamos conquistar novos contratos em 2020, incluindo com empresas de outros países da América do Sul”.

 

Parte do investimento anunciado será destinado à construção de uma nova filial em Ponta Grossa, PR, que tem como objetivo atender a DAF, o mais novo cliente da SVD. “Fechamos o contrato com a DAF em setembro e isso demandará uma nova filial na região, porque faremos a entrega dos caminhões produzidos para toda a rede de concessionárias no País”.

 

Outro cliente que entrou na carteira da empresa em 2019 foi a Mercedes-Benz: desde o começo do ano a SVD faz a entrega de caminhões produzidos em Juiz de Fora, MG, e São Bernardo do Campo, SP, para um grupo que possui treze concessionárias no sul do País. A transportadora também presta serviço para concessionários do Grupo CNH Industrial, no Sul do País, retirando as máquinas produzidas em Sorocaba, SP.

 

O mercado externo também é um dos focos da transportadora. Neste segmento o principal cliente é a Scania: a SVD é responsável por toda a logística de exportação da maioria dos veículos produzidos pela companhia:

 

“Cuidamos das exportações para a América Latina. Nos casos dos caminhões exportados para países como Chile e Argentina, costumamos levar o caminhão rodando até lá. É considerado pela Scania a forma mais sustentável de transporte, melhor do que todo o processo de levar o veículo em uma plataforma. Também cuidamos das exportações de chassis de ônibus”.

 

A Volvo é o cliente mais antigo da transportadora, que oferece um serviço de entrega personalizada aos clientes da marca no Sul do País. A SVD retira o veículo da concessionária e leva até a sede da empresa para fazer uma entrega técnica: “Temos um consultor com mais de 30 anos de mercado que explica todas as ferramentas do veículo para o cliente”.

 

Renovação de frota – Atualmente a SVD possui frota própria de 80 veículos, cuja renovação começou há dois anos. Segundo Rossato o um processo ainda não terminou e a transportadora aproveitou a Fenatran 2019 para fechar alguns negócios:

 

“Compramos alguns veículos da Iveco e iniciamos algumas negociação com DAF, Mercedes-Benz e Scania, porque as condições da feira são sempre mais atraentes que as praticadas no mercado”.

 

O executivo disse que a maior parte desses veículos será incorporada à frota como parte da renovação. Mas como a expectativa é de crescimento nos negócios, haverá também uma pequena expansão da frota em 2020.

 

Foto: Divulgação.