Yamaha lança canal virtual de vendas

Imagem ilustrativa da notícia: Yamaha lança canal virtual de vendas
Foto Jornalista  André Barros

Por André Barros

CompartilheVendas
19/11/2019

São Paulo – A Yamaha lançou plataforma online para a venda de peças, acessórios e até motocicletas. Apresentada no Salão Duas Rodas, a Blu Store será pioneira, no Brasil, no e-commerce de motocicletas pela internet – é possível fazer todo o processo, inclusive agendar a entrega, pela plataforma. É também a primeira subsidiária da companhia a ter seu comércio eletrônico.

 

A operação começou, ainda em testes, na segunda-feira, 18, atendendo à Grande São Paulo. A ideia é expandir de forma gradativa, segundo o diretor comercial Ricardo Susini. Difere um pouco do conceito de concessionária digital: neste caso as próprias concessionárias Yamaha publicam o anúncio do produto, como se fosse um marketplace.

 

“Os anúncios chegarão ao consumidor com base na localização dele naquele momento”, Susini contou. “Mas será possível comprar as motocicletas sem sair de casa, embora acreditemos que, em um primeiro momento, a maior parte das transações seja com peças e acessórios. O cliente brasileiro ainda não está acostumado a comprar motocicletas pela internet, apesar de nossas pesquisas indicarem que 75% do ciclo de compra já é online.”

 

Susini disse que a criação da Blu Store adiciona uma opção de compra ao consumidor – a intenção, segundo ele, não é acabar com as concessionárias físicas: “Nos casos em que a compra envolver um financiamento o cliente ainda precisará comparecer à loja para assinar as fichas. Não conseguimos, ainda, eliminar todos os processos físicos”.

 

Nos primeiros dias de operação a Yamaha oferece frete grátis aos consumidores, que receberão os produtos por meio da Yamalog, braço de logística do grupo.

 

O diretor comercial da Yamaha foi bem sincero: não tem expectativa de volume de vendas de motocicletas por meio do novo canal. Ele admite: “Ainda estamos em testes”.

 

Foto: Divulgação.