AutoData - Polimetri expande fábrica para atender à General Motors
Fornecedor
28/11/2019

Polimetri expande fábrica para atender à General Motors

Imagem ilustrativa da notícia: Polimetri expande fábrica para atender à General Motors
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

São Paulo – A Polimetri investe em sua fábrica de Mauá, SP, para expandir a capacidade produtiva e, especialmente, atender a novos projetos conquistados na General Motors. Segundo o gerente administrativo financeiro Fabio Silveira, modelos da plataforma GEM – como o Onix e Onix Plus, de Gravataí, RS, e mais um da família que entrará nas linhas de São Caetano do Sul, SP, em 2022 – serão montados com peças produzidas pela fabricante.

 

Uma célula de produção na fábrica será dedicada apenas aos componentes deste novo veículo. Para isso, segundo Silveira, a compra de novos robôs já está sendo negociada pela Polimetri, que já fechou contrato com a GM e precisa estruturar a unidade para receber a aprovação: “Temos que deixar tudo pronto ao longo de 2020 para a GM dar o seu OK. O início do fornecimento está previsto para janeiro de 2022”.

 

Neste ano a empresa adquiriu cinco robôs para produzir componentes para o Onix e Onix Plus, os dois primeiros montados sobre a nova plataforma GEM. “Esses robôs são usados para a produção de peças que fornecemos para os dois modelos. Construímos duas células dentro da fábrica que são 100% dedicadas à produção de componentes entregues à GM”.

 

Esses componentes também são exportados para a GM no México. Sem revelar o valor aplicado, Silveira afirmou que estão sendo feitos também investimentos em outras áreas, como a automatização das linhas de estamparia. A intenção da Polimetri é eliminar todos os processos manuais, tarefa prevista para iniciar no ano que vem. 

 

Outro contrato que resultou em investimento foi o fornecimento da estrutura metálica dos bancos da nova geração do Toyota Corolla – e também demandou a criação de uma célula dedicada, com a instalação de uma solda a laser comprada da Yaskawa Motoman do Brasil, a mesma fornecedora dos robôs. Silveira disse que esse investimento foi feito no ano passado, quando também começou a produção das estruturas.

 

A Polimetri também fornece componentes como estrutura metálica de bancos, conjuntos soldados e estrutura de chassi e carroceria para FCA, Honda, PSA, Renault e Volkswagen, entregando componentes. Com os novos contratos e o aumento de volume de negócios que já estavam fechados a Polimetri projeta uma alta de 25% no faturamento na comparação com o ano passado.

 

Foto: Bruno de Oliveira.