AutoData - Anfir projeta crescimento de dois dígitos em 2020
Resultado
09/12/2019

Anfir projeta crescimento de dois dígitos em 2020

Imagem ilustrativa da notícia: Anfir projeta crescimento de dois dígitos em 2020
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – A Anfir acredita na manutenção do ritmo forte do setor de caminhões e aposta em novo crescimento de dois dígitos nas vendas de implementos rodoviários em 2020, após o mercado superar as expectativas para este ano. Em nota o presidente Norberto Fabris destacou o resultado de janeiro a novembro – 110,5 mil unidades, resultado 34,7% acima do mesmo período do ano passado – e admitiu que a expectativa para o ano, 115 mil implementos rodoviários, e revisada no mês passado, será superada.

 

“Os números de mercado estão acima das projeções, o que mostra que a nossa economia segue em recuperação.”

 

Fabris ponderou, entretanto, ser prematuro considerar que a retomada foi consolidada. Ele lembra que os 115 mil emplacamentos de 2019 ainda estão abaixo do volume de 2012 e de 2013. E ainda há espaço para crescimento do segmento leve, de carrocerias sobre chassis, que está aquém dos seus resultados tradicionais:

 

“O histórico de mercado aponta para uma relação de 1,8 a dois produtos leves para cada implemento pesado. A relação atual está em menos de um para um”.

 

Segundo a Anfir foram vendidas 52 mil unidades da linha leve de janeiro a novembro e 58,5 mil reboques e semirreboques, que formam a linha pesada. Para Fabris o resultado reflete o desempenho mais fraco da economia nos centros urbanos, comparado com o ritmo do agronegócio.

 

Foto: Divulgação.