IQA comemora 25 anos e inaugura nova sede

Imagem ilustrativa da notícia: IQA comemora 25 anos e inaugura nova sede
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Por Caio Bednarski

CompartilheIndústria
13/12/2019

São Paulo – Prestes a completar 25 anos o IQA, Instituto da Qualidade Automotiva, mudou-se para uma nova sede em São Paulo, SP. Sua inauguração na noite de quinta-feira, 12, marca o início das celebrações pelo aniversário – e representa, na visão de Ingo Pelikan, seu presidente, a realização de um sonho:

 

"Este sonho começou há 25 anos em um prédio pequeno. Depois mudamos para um de tamanho médio e, agora, estamos em um novo local, bem localizado, de fácil acesso, que nos permitirá dispor de todos os recursos necessários para acompanhar o futuro do setor".

 

Para Alexandre Xavier, superintendente do IQA, a nova sede tornou-se realidade pelo reconhecimento que o instituto tem das empresas do setor automotivo. Na nova unidade a entidade oferecerá serviços ligados a novas tecnologias:

 

"Temos quatro salas de treinamento na nova sede, contra uma na antiga. Com a expansão queremos treinar 12 mil pessoas por ano até 2023, sendo que atualmente treinamos cerca de 4 mil. Daqui em diante também trabalharemos muito forte em algumas áreas novas como tecnologia, indústria 4.0, veículos elétricos e autônomos, que farão parte do futuro do setor, mas sem esquecer de aprimorar os serviços já prestados à indústria".

 

Com mais espaço físico e querendo mergulhar no futuro do setor o IQA construiu uma nova área dedicada a startups para desenvolver projetos e produtos que atendam demandas futuras. O instituto quer criar na nova sede um hub de inovação com foco na qualidade do setor automotivo – para isso oferecerá todas as condições de trabalho para as startups que forem selecionadas.

 

Outra novidade do IQA para 2020 será o manual de logística, uma nova área de atuação da entidade. Baseado em normas do mercado, servirá como uma referência para as empresas que atuam nesse segmento: "A intenção é mostrar ao mercado o impacto da logística na qualidade do produto".

 

Para Xavier, todas essas mudanças mostram o compromisso do IQA com o setor, ampliando as áreas de atuação, pois a intenção é começar a olhar para o futuro a médio prazo: "Temos um planejamento estratégico até 2030 que é para acompanhar o programa Rota 2030. A primeira etapa irá até 2023".

 

Compromisso com as mulheres – O IQA assinou um compromisso com os Princípios de Empoderamento das Mulheres, projeto da ONU focado no desenvolvimento da mulher no mercado de trabalho. O presidente Pelikan revelou que muitos dos princípios do novo projeto já são atendidos pelo IQA, como o fato de ter mais colaboradores do sexo feminino, que hoje representam 60%: "No quadro de líderes do IQA elas também representam, praticamente, 50%".

 

O único quesito do compromisso que o IQA ainda não atende é o de promover ativamente a diversidade de gênero, mas o presidente disse que a intenção é começar a agir a partir do ano que vem: "Vamos colocar isso em prática e uma das áreas escolhidas foi a das startups: esse quesito será um dos que avaliaremos na hora de selecionar uma delas para o nosso hub de inovação.

 

Nova identidade - O instituto também aproveitará os 25 anos para mudar sua identidade visual pela primeira vez na história, como parte do processo de preparação para o futuro.

 

Fotos: Fábio Andrade e Fernando Lucania.