AutoData - Quinzena tem média diária de 12 mil licenciamentos
Mercado
17/12/2019

Quinzena tem média diária de 12 mil licenciamentos

Imagem ilustrativa da notícia: Quinzena tem média diária de 12 mil licenciamentos
Foto Jornalista  André Barros

André Barros

São Paulo – Até a segunda-feira, 16, foram licenciados 133 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no mercado brasileiro em dezembro, de acordo com dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData. A média, em onze dias úteis, chegou a 12 mil 90 unidades emplacadas por dia, bem acima da registrada na primeira quinzena de novembro, 11,2 mil veículos/dia.

 

Segue o ritmo médio registrado em novembro, que, em todo o mês, teve mediana de 12,1 mil unidades/dia.

 

Os varejistas acreditam que dezembro possa manter esse ritmo ou até superá-lo. Uma fonte ligada ao setor disse que a expectativa é a de fechar o mês com 270 mil licenciamentos – embora a própria fonte considere ser meta um tanto ambiciosa, pois, embora tenha oficialmente 21 dias úteis, na prática os Detran operam em menos dias em dezembro por causa das véspera de natal, ano novo e demais emendas.

 

Mantida a média da primeira quinzena as vendas de veículos chegariam a pouco mais de 250 mil unidades. De qualquer maneira o mercado brasileiro fechará 2019 bem próximo das projeções da Anfavea para o ano, 2,8 milhões de unidades, com 9,1% de crescimento sobre 2018.

 

O Chevrolet Onix lidera as vendas de automóveis e comerciais leves do mês, com 10,3 mil unidades licenciadas, quase o dobro das 5,3 mil do Ford Ka, segundo mais vendido. O Fiat Argo está na terceira posição, com 4,9 mil licenciamentos.

 

Foto: Divulgação.