AutoData - Cresceram produção e exportação na Argentina em janeiro
Balanço
10/02/2020

Cresceram produção e exportação na Argentina em janeiro

Imagem ilustrativa da notícia: Cresceram produção e exportação na Argentina em janeiro
Foto Jornalista Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

São Paulo – A produção de veículos na Argentina subiu 42,5% em janeiro, na comparação com o volume produzido no mesmo mês do ano passado. Segundo dados divulgados pela Adefa, saíram das linhas instaladas naquele país 20 mil 683 unidades.

 

É preciso manter cautela na construção dos prognósticos acerca do indicador positivo, segundo Gabriel López, presidente da entidade: “Dado o habitual período de paradas nas fábricas, entendemos que é prematuro fazer projeções até o fechamento do primeiro trimestre”.

 

O balanço da Adefa também indicou crescimento no volume das exportações. No mês passado os embarques somaram 8 mil 691 unidades, resultado que representa alta de 17,5% ante o volume embarcado em janeiro do ano passado. As exportações representaram 42% da produção argentina no mês.

 

Do total exportado 63,6% teve o Brasil como destino: 5 mil 530 unidades foram exportadas ao mercado brasileiro. América Central, Chile, Peru e Colômbia fecham, nessa ordem de volume, o grupo dos cinco principais destinos das exportações argentinas.

 

Nas vendas a concessionários, no entanto, o cenário de queda visto nos últimos meses se manteve. Foram vendidos 14,5% menos veículos à rede em janeiro, vendas que somaram 25 mil 727 unidades.

 

Foto: Divulgação.