AutoData - Mercado de pesados recua no mês e no bimestre
Balanço
02/03/2020

Mercado de pesados recua no mês e no bimestre

Imagem ilustrativa da notícia: Mercado de pesados recua no mês e no bimestre
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

São Paulo – O mercado de veículos comerciais pesados fechou fevereiro em queda, tanto na comparação com janeiro quanto com fevereiro de 2019. Segundo dados divulgados pela Fenabrave na segunda-feira, 2, os licenciamentos de caminhões somaram 6,5 mil unidades, volume 4,5% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado.

 

Importante lembrar que fevereiro de 2019 não foi afetado pelo feriado de carnaval, que no ano passado foi em março. Em 2019 teve três dias úteis a mais.

 

Na comparação com janeiro – que teve vinte e dois dias úteis, quatro a mais do que fevereiro –  a queda foi ainda maior, 9,4%. A retração mês a mês ocorreu por causa do menor número de dias úteis, segundo a Fenabrave.

 

Na soma do bimestre o setor de caminhões também registrou queda, de 0,4%, ante igual período de 2019, somando 13,7 mil vendas. O presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, disse que mesmo com a leve queda no começo do ano a entidade mantém suas expectativas otimistas para 2020.

 

Ônibus – No mês passado as vendas de ônibus somaram 1,8 mil unidades, retração de 7,3% com relação a fevereiro de 2019. Na comparação com janeiro, quando foram comercializados 2,1 mil veículos, a queda foi ainda maior, 14,6%.

 

No acumulado do bimestre o setor somou 4 mil licenciamentos, recuo de 4,6% com relação a janeiro e fevereiro de 2019.

 

Foto: Divulgação.