AutoData - Carnaval afeta números do setor de caminhões
Balanço da Anfavea
06/03/2020

Carnaval afeta números do setor de caminhões

Imagem ilustrativa da notícia: Carnaval afeta números do setor de caminhões
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

São Paulo – A produção de caminhões em fevereiro alcançou 9 mil 125 unidades, volume 5,3% menor do que o produzido no mesmo mês do ano passado, de acordo com dados divulgados pela Anfavea na sexta-feira, 6. O presidente da entidade, Luiz Carlos Moraes, lembrou que os números do mês foram afetados pelo feriado de carnaval, que no ano passado caiu em março.

 

Na comparação com janeiro, que teve quatro dias úteis a mais, houve crescimento de 27,3% na produção de pesados. No acumulado dos dois primeiros meses do ano saíram das linhas de montagem 16,3 mil caminhões produzidos, retração de 0,9% ante igual período de 2019.

 

As vendas do mês somaram 6,4 mil unidades, queda de 6,7% com relação a fevereiro do ano passado e de 12% na comparação com janeiro – o fator carnaval também afetou as vendas de caminhões, segundo a Anfavea. No acumulado do ano o resultado foi 13,7 mil unidades comercializadas, recuo de 1,2%.

 

Marco Antonio Saltini, vice-presidente da Anfavea, disse que o resultado de vendas parece ruim, mas não é tanto, pois a média diária de fevereiro foi a maior registrada no mês desde 2014. Se comparada com o mesmo mês do ano passado, cresceu 3,5%, e, com relação a janeiro, 7,6%. No acumulado a média diária também foi 3,6% superior.

 

O executivo afirmou que a expectativa do setor é voltar a registrar resultados parecidos com os do ano passado a partir de março e que a desaceleração ocorrida em fevereiro não preocupa.

 

Por causa do carnaval, assim como fez com vendas totais, a Anfavea divulgou o balanço de emplacamentos até 5 de março deste ano e do ano passado para comparação. Nesse período a comercialização de caminhões somou 15,4 mil unidades, expansão de 8,4% contra igual período de 2019.

 

Mesmo com as exportações totais em queda o setor de caminhões começou o ano com números positivos. Foram exportadas 897 unidades em fevereiro, alta de 11,3% com relação ao mesmo mês de 2019 e de 0,4% na comparação com janeiro. No acumulado do ano os embarques foram de 1,8 mil unidades, crescimento de 35% com relação ao mesmo período do ano passado.

 

Foto: Divulgação.