AutoData - Pilz expande negócios na área de serviços automotivos
Segurança
08/04/2020

Pilz expande negócios na área de serviços automotivos

Imagem ilustrativa da notícia: Pilz expande negócios na área de serviços automotivos
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

São Paulo – É crescente a demanda por segurança nas fábricas do setor automotivo no Brasil e em outros países da América do Sul, alega a Pilz, que faz apreciação de risco de máquinas e equipamentos industriais. De origem alemã, a empresa aproveitou o momento para expandir os negócios na área: só no ano passado os serviços prestados para a indústria automotiva cresceram 26% com relação a 2018.

 

Segundo Mauro Contesini, desenvolvedor de negócios da Pilz no Brasil, ao mesmo tempo em que a demanda tradicional do mercado corria – que envolve apreciação de risco, adoção das mudanças necessárias e validação do que foi feito, que é realizada normalmente por uma parte do setor –, algumas empresas foram pressionadas pelo Ministério do Trabalho e precisaram investir nessa área. “Isso refletiu positivamente nos nossos negócios, porque os fiscais estão mais capacitados e atuantes”.

 

Diante desse cenário muitas empresas envolvidas na cadeia automotiva tiveram que investir na segurança de suas máquinas – e seguirão investindo nos próximos anos. Contesini acredita que esse movimento impulsionará os números da Pilz, que projeta expansão de 20% a 30% nos serviços oferecidos para a indústria automobilística em 2020.

 

Para seu faturamento a Pilz projeta alta de 10% a 15% em 2020, crescimento igual ao de 2019, que também será impulsionado por outros setores, como o alimentício e o farmacêutico: “O faturamento também tem crescido graças à reorganização dos nossos negócios”.

 

A sede da empresa está instalada em São Bernardo do Campo, SP, e a carteira de clientes é composta por empresas como FCA, Ford, Mercedes-Benz, Renault e Volkswagen, e vai até fornecedores tier 2 e 3. Toda essa cadeia representou, no ano passado, cerca de 60% do faturamento no Brasil e na América do Sul – alguns serviços também são oferecidos para empresas instaladas na Argentina e Uruguai.

 

Dentre os serviços oferecidos no País está apreciação de risco das máquinas industriais, identificação de possíveis riscos que o equipamento oferece, adoção de mecanismos que solucionem os problemas e validação de serviços prestados. A empresa também produz componentes que podem ser usados nas máquinas, elevando a segurança.

 

Foto: Divulgação.