AutoData - Produção de motocicletas cresceu 11% no mês passado
Balanço
14/04/2020

Produção de motocicletas cresceu 11% no mês passado

Imagem ilustrativa da notícia: Produção de motocicletas cresceu 11% no mês passado
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo — A produção de motocicletas cresceu 10,8% em março, ante o mesmo mês do ano passado, afetado pelo feriado de carnaval – em 2020 caiu em fevereiro. Foram produzidas 101,4 mil unidades, volume 7,4% superior que o do mês anterior, segundo dados divulgados pela Abraciclo, entidade que representa as fabricantes nacionais. No trimestre saíram das linhas de produção das empresas instaladas no PIM, Polo Industrial de Manaus, 296,2 mil unidades, alta de 7% com relação aos três primeiros meses de 2019.

 

Ao contrário do setor de quatro rodas, que começou a paralisar suas fábricas na segunda quinzena de março, o setor de motocicletas conseguiu operar até, praticamente, o fim do mês e, com isso, sua produção não recebeu o impacto causado pelo avanço da pandemia da covid-19. Mas a expectativa é de menor volume a partir de abril:

 

“As paralisações das associadas começaram a partir de 30 de março e se estenderão até 5 de maio”, disse, em nota, Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo. “Sentiremos os impactos no mês de abril”.

 

Já as vendas foram afetadas em março e o resultado foi 10,1% menor do que o registrado no mesmo mês do ano passado, com 75,4 mil motocicletas comercializadas. Na comparação com fevereiro houve queda de 5,6% e, no trimestre, os licenciamentos chegaram a 246,8 mil unidades, retração de 4,6% com relação ao mesmo período de 2019.

 

As exportações foram 22,6% menores do que as registradas em março de 2019, com 2,7 mil unidades — ante fevereiro houve alta de 14%. No primeiro trimestre o setor somou 6,8 mil motocicletas embarcadas, queda de 40% na comparação com o mesmo período do ano passado.

 

Foto: Divulgação.