AutoData - Recursos do Pronaf serão insuficiente para financiamentos
Agronegócio
28/04/2020

Recursos do Pronaf serão insuficiente para financiamentos

Imagem ilustrativa da notícia: Recursos do Pronaf serão insuficiente para financiamentos
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

São Paulo – Os pequenos e médios agricultores que dependem das linhas de financiamento Pronaf e Pronamp, oferecidas pelo Mapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deverão continuar na mão. Apesar da promessa de liberação de mais R$ 27 milhões em recursos para financiamentos de máquinas agrícolas por parte do governo, o valor será insuficiente para atender às necessidades destes produtores:

 

“Este pequeno valor esgotará no mesmo dia em que for liberado”, disse Alfredo Miguel Neto, vice-presidente da Anfavea que responde pelo agronegócio. No fim de fevereiro a expectativa era a de que o ministério liberasse, em março, algo em torno de R$ 1 bilhão para o Pronaf – o que não aconteceu.

 

Segundo Miguel Neto os valores são muito importantes para os pequenos produtores, que precisam do Pronaf para custear seus investimentos e não conseguem acessar outras linhas de crédito por causa da diferença na taxa de juros: as disponíveis para os médios produtores tem juros de 8,5% a 9%, mais que o dobro do que é pago no Pronaf.

 

O diretor da Anfavea não acredita que o governo liberará dinheiro novo, pois já antes da pandemia da covid-19 o MAPA não dera nenhum sinal positivo e, com a atual situação do País, não há perspectivas positivas. A situação preocupa os pequenos produtores que dependem dos subsídios oferecidos via Pronaf para comprar insumos e ferramentas de trabalho.

 

Foto: Divulgação.