AutoData - Ônibus Marcopolo deverão ter peças com grafeno em 2021
Indústria
04/05/2020

Ônibus Marcopolo deverão ter peças com grafeno em 2021

Imagem ilustrativa da notícia: Ônibus Marcopolo deverão ter peças com grafeno em 2021
Foto Jornalista Roberto Hunoff

Roberto Hunoff

Caxias do Sul, RS – Ao longo do segundo semestre a Marcopolo pretende iniciar testes com a aplicação de grafeno em novos componentes de ônibus. O objetivo é reduzir o peso total do veículo e ampliar a resistência estrutural, como a possibilidade de utilização e introdução em veículos de motorização 100% elétrica ou híbrida.

 

Diretor de engenharia da empresa, Luciano Resner disse que, no ano passado, foi firmada parceria com a Universidade de Caxias do Sul para o desenvolvimento do material e a produção local em escala industrial. Segundo ele já foram iniciados estudos de caracterização, que permitirão determinar qual a quantidade ideal de grafeno na composição do material que se relaciona diretamente com a resistência mecânica desejada para cada subsistema do produto: “São ensaios químicos, térmicos e mecânicos, além de testes acelerados em dispositivos que garantem a durabilidade e a confiabilidade do produto, representando as condições de utilização dos clientes”.

 

De acordo com Resner a Marcopolo vem realizando estudos e pesquisas com o grafeno também associado ao aço e a diferentes polímeros que poderão resultar em grande ganho no peso: “Nossos trabalhos mostram que a liga com grafeno e aço proporciona redução de peso e melhoria das características mecânicas. Estamos desenvolvendo a sua aplicação na pintura, com a adição do grafeno em tintas para reduzir camadas, diminuindo custos e melhorando as características contra a corrosão”.

 

Dentre os desenvolvimentos mais avançados a Marcopolo também avalia a substituição de componentes metálicas por polímeros, com a adição do grafeno. E ainda em materiais de acabamento, como a estrutura do porta-pacotes e descansa-pernas, e em alguns componentes estruturais, como poltronas: “Deveremos iniciar testes no campo de provas ainda no segundo semestre para apresentar novidades no mercado em 2021”.

 

O grafeno é o material mais leve e forte do mundo, sendo duzentas vezes mais resistente do que o aço e superando até o diamante. Também é o material mais fino que existe, com espessura de um átomo, ou 1 milhão de vezes menor do que um fio de cabelo. Maleável, resistente ao impacto e à flexão, é excelente condutor térmico e elétrico. Uma folha de grafeno de um metro quadrado pesa 0,0077 gramas e suporta cargas de até 4 quilos.

 

Crédito: Julio Soares/Divulgação