AutoData - Coronavírus derruba vendas na Europa em abril
Resultado
19/05/2020

Coronavírus derruba vendas na Europa em abril

Imagem ilustrativa da notícia: Coronavírus derruba vendas na Europa em abril
Foto Jornalista Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – As vendas de carros de passageiros no mercado europeu caíram 76,3% em abril, primeiro mês inteiramente atingido pelas medidas de isolamento social provocadas pela covid-19. Segundo a Acea, associação que representa as fabricantes de veículos estabelecidas na Europa, foi “a maior queda mensal na demanda de carros desde o começo dos registros”.

 

Com a maior parte dos showrooms da União Europeia fechados as vendas recuaram de 1,1 milhão de unidades em abril de 2019 para 270,7 mil no mês passado. O resultado negativo foi puxado pela Itália, cuja queda chegou a 97,6%, e Espanha, 96,5% de recuo, dois dos países mais afetados pela covid-19. As vendas na Alemanha recuaram 61,1%, enquanto na França o declínio chegou a 88,8%.

 

No primeiro quadrimestre do ano o mercado europeu registrou queda de 38,5% com relação a janeiro-abril do ano passado. O novo coronavírus influenciou de forma negativa os resultados dos dois últimos meses.

 

A Itália foi o mercado mais atingido pelos resultados acumulados do ano, com vendas 50,7% menores. Na Espanha o mercado recuou 48,9%, na França 48% e na Alemanha as vendas foram 31% abaixo das registradas nos primeiros quatro meses de 2019.

 

Foto: jcomp/Freepik.