AutoData - Volkswagen começa a produzir o Nivus na Anchieta
Empresa
08/06/2020

Volkswagen começa a produzir o Nivus na Anchieta

Imagem ilustrativa da notícia: Volkswagen começa a produzir o Nivus na Anchieta
Foto Jornalista Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – Começaram a sair das linhas da unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, os primeiros exemplares do Volkswagen Nivus, principal lançamento da companhia no mercado brasileiro em 2020. O cupê esportivo, ou SUV, é montado sobre a plataforma MQB, a mesma de Polo e Virtus – e que consumiu parte do investimento de R$ 7 bilhões aplicado nos últimos anos.

 

O Nivus foi desenvolvido pela equipe regional de engenharia e design da companhia sem protótipos físicos – algo inédito dentro do Grupo Volkswagen: segundo o presidente Pablo Di Si todo o processo foi digital. “Com isso diminuímos o tempo do projeto em dez meses, ao realizar testes e validações virtualmente, e tornamos os processos mais eficazes e com significativa redução de custos”.

 

Em projetos passados, segundo a empresa, foram criados até setenta protótipos físicos. Ao digitalizar o desenvolvimento foi possível economizar 65% do custo e fazer simulações obrigatórias, como a de segurança veicular, acústica e plataforma, virtualmente.

 

Para produzir o Nivus a fábrica recebeu 419 equipamentos, grande parte na área de armação, como noventa robôs, parte deles com tecnologia de ponta VASS6, alinhada com a Indústria 4.0. A área foi ampliada em 24 mil m², ocupando agora 105 mil m². Na estamparia a nova prensa Extra Large pretende ampliar a produção de peças em até quatro vezes por minuto, reduzindo custos de energia.

 

O modelo chegará às concessionárias nas próximas semanas. Antes haverá uma pré-venda virtual, na qual os primeiros consumidores poderão ter alguma vantagem.

 

 

Foto: Divulgação.