AutoData - Kostal fechará a fábrica de São Bernardo do Campo
Fornecedor
09/06/2020

Kostal fechará a fábrica de São Bernardo do Campo

Imagem ilustrativa da notícia: Kostal fechará a fábrica de São Bernardo do Campo
Foto Jornalista  André Barros

André Barros

São Paulo – A Kostal encerrará a produção de peças automotivas em São Bernardo do Campo, SP, nos próximo meses. A decisão foi comunicada pela direção da empresa ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC no último fim de semana, atendendo a resolução da matriz. A fábrica, que emprega cerca de trezentos trabalhadores, ficou sem operar na segunda-feira, 8, e na terça-feira, 9, e um ato foi marcado pelos metalúrgicos para a manhã da quarta-feira, 10, em frente à unidade.

 

Para tentar reverter a decisão a diretoria do sindicato solicitou reunião virtual com a direção global da empresa, em Ludenscheid, Alemanha. Em nota distribuída pela assessoria de imprensa do sindicato seu secretário geral, Aroaldo Oliveira da Silva, afirmou acreditar em alternativas para a Kostal: “Reivindicamos, para a direção da Kostal e para a matriz, na Alemanha, que tenham discernimento neste momento de pandemia, de crise econômica e de desemprego aumentando. São centenas de pais e mães de família que construíram a riqueza da Kostal, no Brasil e no mundo”.

 

Além da fábrica no ABC a Kostal produz em Cravinhos, MG, e Manaus, AM. Não há informação de fechamento destas unidades mas, segundo o sindicato, os planos relatados pela direção da Kostal indicam que o atendimento ao Brasil se dará por meio de importações da filial do México.

 

A reportagem tentou contato com a direção da empresa na tarde da terça-feira, 9, e foi informada de que não havia ninguém disponível para atender.

 

Foto: Adonis Guerra/SMABC.