São Paulo – O mercado brasileiro de veículos iniciou junho com ritmo de vendas duas vezes superior ao registrado em maio, na média diária. Segundo Herlander Zola, diretor da marca Fiat, a expectativa é a de fechar o mês com cerca de 110 mil emplacamentos – ainda pouco comparado com as 223,2 mil unidades de julho de 2019, mas um volume que, na visão do executivo, sinaliza reaquecimento após abril e maio bem fracos.
“O movimento nas lojas não é dos maiores”, disse o executivo em videoconferência com jornalistas na tarde de quinta-feira, 18. “Algumas pessoas estão frequentando os showrooms, mas o ritmo é baixo. Mas as vendas subiram de maneira substancial”.
E quando Zola fala de vendas, cita os negócios fechados pela rede Fiat. Este é o dado que ele usa como argumento para dizer que a média diária dobrou de um mês para o outro, e não os licenciamentos – que, admite o diretor da Fiat, serão inflados este mês por causa da reabertura do Detran de São Paulo e o emplacamento de veículos negociados no período em que ficou fechado.
São clientes que entram no site da Fiat e fazem o cadastro, esperando um retorno da concessionária mais próxima. Segundo Zola a geração destes leads, como são chamados estes cadastros, representam quase metade das vendas efetivadas durante a pandemia. E todos eles foram contatados para participar de uma ação promocional promovida pela companhia da sexta-feira, 18, a domingo, 20.
Descontos de R$ 2 mil no Mobi, de até R$ 6 mil no Argo e de R$ 25 mil na Toro são alguns dos atrativos da ação, que oferecerá, também, os financiamentos com o pagamento da primeira parcela apenas em 2021. “Para movimentar os pontos de vendas precisamos lançar mão dessas iniciativas comerciais, além dos lançamentos”, disse Zola – que, daqui a uma semana, apresentará, enfim, a nova geração da Strada.
O objetivo nos três dias de ofertas, que combinarão ações nas concessionárias e no meio digital, incluindo uma live transmitida pelo YouTube no sábado, 20, é vender de 3 mil a 3,5 mil carros. No mês passado a Fiat registrou 8,7 mil licenciamentos e ocupou o segundo lugar do ranking brasileiro de automóveis e comerciais leves. “Este volume representa um crescimento de 25% dos negócios”.
Segundo Zola serão mais de 4 mil ofertas e um buscador inteligente, desenvolvido pela Fiat, ajudará o consumidor a encontrar as da sua região. A ideia é intensificar a negociação digital: até agendar test drives será possível. “E o consumidor pode escolher comprar na concessionária ou fechar o negócio online”.
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