Buenos Aires, Argentina – A quarentena do coronavírus terminou para todas as fábricas de veículos na Argentina. Da Scania, a primeira a voltar ao trabalho em 27 de abril, à General Motors, que retomará sua atividade em 29 de julho, encerra-se o maior ciclo sem atividade da história da indústria automotiva argentina.
Há uma fábrica, porém, que segue fechada e ainda não tem data de retorno da atividade. E não é por culpa da pandemia. Trata-se da fábrica da Iveco Argentina, localizada em Ferreyra, Córdoba.
A Iveco é vizinha da fábrica do Grupo FCA, onde é produzido o Fiat Cronos, porém pertence a outra empresa, o Grupo CNH Industrial, que embora compartilhe alguns acionistas com a FCA, opera de forma independente.
A fábrica de caminhões e ônibus da Iveco Argentina está fechada desde 14 de novembro de 2019. Foi a primeira medida tomada pelo novo CEO global da empresa, Thomas Hilse, ao assumir o cargo.
No ano passado a Iveco reduziu sua força de trabalho de setecentos para quinhentos trabalhadores. A redução de pessoal foi promovida por meio de demissões voluntárias e aposentadorias antecipadas. Mas, de novembro até o momento, os quinhentos trabalhadores restantes estão suspensos por tempo indefinido.
O plano original era fechar a fábrica de Córdoba por cinco meses, devido à queda da demanda doméstica por causa da crise econômica e da queda nas exportações, culpa da instabilidade do Brasil. Quando o fechamento foi anunciado, em novembro, foi relatado que a atividade retomaria em 15 de abril de 2020, o que não aconteceu. Nesta data a quarentena pelo coronavírus já estava em vigor.
Agora que todas as fábricas de veículos retomaram a produção a Iveco Argentina, em Córdoba, parece ter ficado presa em um limbo. “Ainda não temos informações oficiais a fornecer” sobre o reinício da produção, eles informaram ao Autoblog todas as vezes em que foram consultados sobre o futuro da fábrica.
Durante um ano a Iveco se mantém no topo das fabricantes com o maior estoque de veículos acumulados e não vendidos. O líder histórico deste ranking, elaborado pela Acara, a associação que representa as concessionárias na Argentina, é um gigante adormecido, em crise e sem sinais oficiais de retorno às atividades.
Texto traduzido originalmente publicado no Autoblog, parceiro editorial da Agência AutoData na Argentina.
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