São Paulo – O IQA, Instituto de Qualidade Automotiva, criou certificação para empresas do setor automotivo que estabelece padrões de segurança sanitária para ambientes de trabalho e processos operacionais. Criado a partir das demandas impostas pela covid-19 na indústria e no comércio, o processo foi batizado como Programa AutoRetorno.
O objetivo é fazer com que as empresas certificadas — montadoras, concessionárias e reparadoras de veículos — minimizem os riscos de contaminação e, assim, aumentem o nível da qualidade dos serviços que prestam.
“Diante do atual cenário foi necessário às empresas demonstrar confiança e transparência perante seus colaboradores, clientes e partes interessadas”, disse Alexandre Xavier, superintendente do IQA. Ele disse, ainda, que o processo de certificação já está disponível e que o tempo para obtê-la depende do estágio de qualidade e da maturidade dos processos da empresa interessada.
Para construir a certificação, que envolve protocolos de saúde, o instituto firmou parceria com a área de consultoria em saúde do Hospital Sírio-Libanês. O hospital também auxiliará o IQA nos treinamentos e capacitação de pessoal sobre medidas preventivas contra a covid-19, programa de saúde corporativa, telemedicina, medicina diagnóstica e testes laboratoriais.
“Desenhamos o AutoRetorno para assegurar a retomada eficaz dos negócios e da produção, garantindo proteção à saúde das pessoas. Por isso a parceria com o Sírio-Libanês é fundamental e importante."
Segundo o presidente Ingo Pelikan quatro empresas do setor automotivo mantêm conversas com o IQA a respeito do novo programa de certificação. A ideia é que a partir de agora haja encontros com empresas que o próprio instituto mantém em sua base.
A certificação da eficácia das operações considera os requisitos essenciais para o reinício dos processos produtivos após período de isolamento social e da interrupção das atividades em diversas empresas do setor automotivo. É uma forma, segundo o instituto, de manter a integridade das operações e a qualidade do produto desde o seu planejamento, produção, controle e inspeção e embarque ao cliente.
O processo de certificação envolve o mapeamento da organização, a análise de risco e dos controles e das boas práticas e o monitoramento periódico. A avaliação é feita de forma presencial, disse Alexandre Xavier. No entanto o IQA, durante o período de isolamento, manteve diversas atividades da sua oferta por meio virtual no sentido de atender às empresas que mantiveram setores em operação: “Estamos, hoje, aptos a oferecer qualquer serviço pela via online, se for necessário”.
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