São Paulo – As projeções da Bright Consulting apontam para um mercado de 2 milhões 5 mil veículos em 2020, volume que representará, caso o quadro se concretize, redução de 29% sobre as vendas registradas em 2019. O cenário foi apresentado na quinta-feira, 2, durante o Seminário AutoData Megatendências do Setor Automotivo – a Revisão das Perspectivas 2020.
Segundo Cássio Pagliarini, diretor da consultoria, o desempenho melhora no segundo semestre, na comparação com o primeiro, por causa da reabertura dos Detran, das concessionárias e dos bons resultados da safra, que deverá movimentar o mercado de veículos comerciais.
Para 2021 a projeção aponta para volume parecido, 2 milhões 360 mil, lastreado na repetição do cenário.
“O mercado retornará ao patamar registrado antes da pandemia apenas em 2024, segundo nossas projeções. O que veremos até lá é uma diminuição do volume em locadoras, por exemplo, que nos últimos anos sustentaram as vendas de veículos no mercado brasileiro.”
O consultor também citou a manutenção de isolamento severo em mercados importantes, como Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, como um fator que poderá ajudar a diminuir o volume de vendas de veículos.
Até 2024, seguem as projeções da empresa, haverá forte tendência de consumo de veículos do segmento SUV e de redução dos hatches. O consultor contou que isso acontecerá porque são modelos com aderência às pretensões da parcela social que tem maior renda. Os hatches, de seu lado, estão ligados a perfis de consumo com menor poder de investimento, quando houver – há expectativa da redução da massa salarial.
O estudo da Bright mostra que houve queda na participação dos veículos com preço abaixo de R$ 60 mil nas vendas totais: de 41%, no consolidado de 2019, para 31% no fim de maio.
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