São Paulo – As quinze marcas afiliadas à Abeifa emplacaram, no primeiro semestre, 11,5 mil automóveis e comerciais leves, volume 30% inferior ao do mesmo período do ano passado. A queda, inferior à média do mercado, fez crescer a participação dos importados pela associação: 12,5%, ante 11,7%.
No segundo trimestre, quando as vendas foram afetadas pela pandemia de covid-19 e pelo fechamento de concessionárias em diversas cidades brasileiras, foram vendidos 4,3 mil veículos importados, 40% a menos do que no primeiro trimestre. Em junho foram 2,5 mil veículos vendidos, alta de 155,1% sobre maio e queda de 4,7% com relação ao mesmo mês do ano passado.
O resultado, porém, foi atípico, segundo o presidente João Oliveira: “Devido à inclusão de licenciamentos pendentes de abril e de maio, junho não reflete o comportamento real de vendas. Por isso, e até que os Detran voltem a funcionar em sua plenitude, analisaremos o mercado com muita cautela”.
Ele projeta trajetória complicada até dezembro: ”O segmento continua sob pressão da crise ocasionada pela pandemia e pelo real desvalorizado na renovação dos próximos lotes de carros importados”.
No total do mercado os modelos importados pelas associadas da Abeifa representaram 3% de todas as vendas no País no primeiro semestre. A Volvo Cars foi a que mais vendeu, 2,7 mil unidades, seguida pela Kia Motors, 2,4 mil, e Land Rover, 1,5 mil.
Foto: Divulgação.