São Paulo — Pouco menos de um ano depois do lançamento global a nova geração do Land Rover Defender começa a ser vendida no Brasil. O modelo é um ícone por aqui, por sua capacidade off-road e também porque foi produzido de 1998 a 2005 em São Bernardo do Campo, SP, e deixou muitos fãs.
Este novo Defender até reproduz em seu visual elementos que ficaram famosos em versões anteriores. Além disso sobraram o nome e a habilidade off-road. O resto é tudo novo. A começar pela plataforma monobloco D7x. Essa estrutura é dez vezes mais rígida com relação à do Defender da geração anterior. Segundo a Land Rover é a carroceria mais resistente que eles já construíram.
As três versões do Defender, S, SE e HSE, que já estão disponíveis em um sistema de pré-venda online, custam de R$ 400 mil a R$ 470 mil, e oferecem "uma experiência que integra a funcionalidade com o luxo interior e a versatilidade de um SUV que pode levar até sete pessoas a qualquer lugar", disse comunicado da empresa. Esse é um grande argumento de vendas: o novo Defender foi colocado à prova em regiões inóspitas do planeta.
Além de diversas novidades para o modelo, como o sistema de suspensão a ar de série, o Defender tem alguns itens exclusivos: um sistema adaptativo capaz de monitorar os movimentos do veículo quinhentas vezes por segundo, proporcionando maior controle e conforto em qualquer condição de piso e dirigibilidade. Já o sistema Terrain Response 2, criado exclusivamente para modelos Land Rover, permite ao motorista experiente no off-road configurar de forma intuitiva o veículo para se adequar a qualquer tipo de condição.
Para o Brasil a Land Rover traz apenas uma opção de motorização. O P300, um 2.0 turbo a gasolina de 300 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, com transmissão automática de oito marchas.
O interior é espaçoso e funcional com um toque de luxo nos acabamentos e design de todo o painel, dos bancos. Há um sistema de infotainment com painel de 12,3 polegadas feito com exclusividade.
A versão intermediária, SE, deve ser a mais procurada, segundo Divanildo Albuquerque, diretor geral da Land Rover no Brasil. Parte de R$ 427 mil. A empresa não diz qual o volume de vendas esperado no País mas confirma a expectativa positiva no resultado do programa de pré-venda.
Na próxima semana chegam as unidades que ficarão expostas nas concessionárias para o cliente que quiser ver o Defender ao vivo.
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