São Paulo – O Grupo PSA deu início na sexta-feira, 31, à produção em série da nova geração do Peugeot 208 na fábrica de El Palomar, Província de Buenos Aires, Argentina. É o primeiro veículo produzido na região a ser montado sobre a plataforma CMP, sigla em inglês para plataforma modular comum, que tem capacidade de suportar modelos dos segmentos B e C e SUVs compactos a combustão, híbridos ou elétricos.
O investimento no centro industrial para receber a plataforma somou US$ 320 milhões. Foi, segundo o Grupo PSA, “um grande processo de transformação industrial, que permitiu transformá-lo em uma fábrica excelente, segundo os padrões do grupo”.
À quase sexagenária fábrica foram incorporados fornecedores, o que tornou os processos produtivos ainda mais eficientes. O centro industrial de El Palomar começou a produzir modelos Peugeot em 1963, com 403 e 404. Na década de 1981 foi passada à Sevel, uma união da Peugeot com o Grupo Fiat que, na Argentina, era dirigido pela família do ex-presidente Mauricio Macri. Desde 1998 voltou ao Grupo PSA e produziu mais de 1,4 milhão de unidades Peugeot e Citroën.
Segundo Jean Mouro, vice-presidente sênior de operações monozukuri para a América Latina, a transformação permitiu o aprimoramento e a renovação de muitos processos: “Incrementamos os níveis de qualidade que a nova plataforma CMP demanda. Também foi possível trabalhar com um maior número de fornecedores locais em nossa fábrica, alcançando ainda mais eficiência em nossas operações e logística”.
Para a companhia este lançamento do 208 é um dos mais importantes em sua história na América Latina. Faz parte do plano de crescimento Push to Pass, que se estende até 2021, e que trará equipamentos com tecnologias de última geração inéditos no segmento de hatches compactos. Em torno de seiscentas pessoas, na América Latina e Europa, trabalharam em conjunto nos últimos anos. Protótipos rodaram mais de 1,5 milhão de quilômetros na Argentina, Brasil, Alemanha, Áustria, Espanha, França e Suécia.
“O novo Peugeot 208 é fruto de um intenso trabalho de nossas equipes com o setor automotivo e o sindicato”, disse Patrice Lucas, presidente para o Brasil e América Latina e integrante do comitê executivo do Grupo PSA. “Este lançamento marca uma nova fase para o grupo na América Latina, reafirmando nosso compromisso com o país, com os parceiros sociais e com os colaboradores. Neste sentido continuamos investindo para oferecer aos clientes uma família de produtos cada vez mais modernos e tecnológicos. O nosso compromisso é sempre de longo prazo, com o futuro.”
O Peugeot 208 será lançado na Argentina na primeira quinzena de agosto e, semanas depois, deverá chegar ao mercado brasileiro com duas opções de motorização: a 1.6 flex, produzida na Argentina, e elétrica, importada da Europa.
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